Protagonismo sócio-informacional na saúde coletiva

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36517/ip.v3iespecial.39713

Palabras clave:

Protagonismo social, Mediação da Informação, Mediação da informação em saúde coletiva

Resumen

Aborda o protagonismo sócio-informacional na saúde coletiva tratando do conceito de informação, da natureza da saúde coletiva e do potencial de ambas para a conscientização quanto à necessidade de humanização do mundo. Trata ainda do desenvolvimento do protagonismo sócio-informacional em saúde coletiva, na condição de ação mediadora, refletindo acerca das características e dimensões da mediação da mediação da informação, objetivando contribuir para o estabelecimento de articulações entre os campos da Saúde Coletiva e Ciência da Informação para a mediação consciente da informação, favorecedora do processo de apropriação da informação em saúde enquanto lastro ao desenvolvimento do protagonismo social.

Descargas

Biografía del autor/a

Henriette Ferreira Gomes, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Professora Titular do Instituto de Ciência da Informação (ICI) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB) - Biênio 2016-2018. Vice-Diretora do ICI/UFBA. Docente do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da UFBA. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Mediação e Comunicação da Informação (GEPEMCI). Possui Doutorado (2006) e Mestrado (2000) em Educação pela Universidade Federal da Bahia e Graduação em Biblioteconomia e Documentação (1980) pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Mediação da Informação, relações entre Informação, Comunicação e Educação; Fundamentos históricos e epistemológicos em Ciência da Informação e Biblioteconomia; Organização da Informação; Documentação científica e Metodologia da Pesquisa Científica.

Citas

ALMEIDA JÚNIOR, O. F.; BORTOLIN, S. Mediação da informação e da leitura. In: SILVA, T. E. (Org.). Interdisciplinaridade e transversalidade em Ciência da Informação. Recife: Néctar, 2008. p. 67-86.

ALMEIDA JÚNIOR, O. F. La mediación de la información y la lectura informacional. In: GARCIA MARCO, F. J. (Org.). Avances y perspectivas en sistemas de información y documentación. Zaragoza: Universidad de Zaragoza, 2009. p. 23-28.

AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION. Presidential Committee on Information Literacy. Final report. 1989. Disponível em: <https://bit.ly/2SctOJs>. Acesso em: 14 ago. 2018.

AMERICAN MEDICAL ASSOCIATION. Health literacy top priority, 2004. Disponível em: <https://bit.ly/2OYJv4J>. Acesso em: 14 ago. 2018.

ANDRUS, M. R.; ROTH, M. T. Health literacy: a review. Pharmacotherapy, v. 22, n. 3, p. 282-302, 2002. Disponível em: <https://bit.ly/2DVA9WA>. Acesso em: 14 ago. 2018.

ARENDT, Hanna. A condição humana. 10. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.

BAKTHIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1981.

BRAIT, B. O processo interacional. In: PRETI, D. (Org.). Análise de textos orais. 5. ed. São Paulo: Humanitas, cap. 9, p. 189-214, 2001.

CAMPAL GARCÍA, F.; PASTOR MORÁN, M. Informando en salud en la biblioteca pública. In: CUEVAS, A. (Coord.). Competencias en información y salud pública. Brasília, DF: Editora do Departamento de Ciência da Informação e Documentação da UnB, 2008. p. 606-617.

DAHLET, P. Dialogização enunciativa e paisagens do sujeito. In: BRAIT, B. (Org.). Bakhtin, dialogismo e construção do sentido. Campinas: Unicamp, 1997. p. 59-87.

GOMES, H. F. A dimensão dialógica, estética, formativa e ética da mediação da informação. Inf. Inf., Londrina, v. 19, n. 2, p. 46-59, maio/ago. 2014. Disponível em: <https://bit.ly/2P0oIO5>. Acesso em: 4 set. 2018.

GOMES, H. F. Comunicação e informação: relações dúbias, complexas e intrínsecas. In: MORIGI, V.; JACKS, N.; GOLIN, C. (Org.). Epistemologias, comunicação e informação. Porto Alegre: Sulina, p. 91-107, 2016.

GOMES, H. F. Mediação da informação e protagonismo social: relações com vida ativa e ação comunicativa à luz de Hannah Arendt e Jürgen Habermas. In: GOMES, H. F.; NOVO, H. F. Informação e protagonismo social. Salvador: EDUFBA, 2017. p. 27-44.

HABERMAS, J. Teoria de la acción comunicativa I: racionalidade de la acción y racionalización social. Madrid: Taurus, 1987.

HABERMAS, J. Teoria de la acción comunicativa II: crítica de la razón funcionalista. Madrid: Taurus, 1987.

LARROSA, J. Nietzsche & a educação. Belo Horizonte, Fundação Biodiversitas: Autêntica, 2002.

OROZCO GOMEZ, G. La investigación en comunicación desde la perspectiva cualitativa. México: Universidade Nacional de la Plata, 2000.

PAIM, J. S.; ALMEIDA FILHO, N. A crise da saúde pública e a utopia da saúde coletiva. Salvador: Casa da Qualidade, 2000.

PAIM, J. S.; ALMEIDA FILHO, N. La crisis de la salud pública y el movimiento de la salud colectiva en Latinoamérica. Cuadernos Médico Sociales. Rosario, v. 40, n. 75, p. 5-30, 1999.

PAIM, J. S.; ALMEIDA FILHO, N. Saúde coletiva: uma “nova” saúde pública ou campo aberto a novos paradigmas? Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 32, n. 4, p. 299-316, 1998.

PERROTTI, E. Sobre informação e protagonismo cultural. In: GOMES, H. F.; NOVO, H. F. Informação e protagonismo social. Salvador: EDUFBA, 2017. p. 11-26.

PORTAL EDUCAÇÃO. Conceitos de saúde coletiva. [S.l.: s.n.], 2018. Disponível em: . Acesso em: 21 mar. 2018.

PORTAL EDUCAÇÃO. Saúde pública. Saúde coletiva [S.l.: s.n.], 2018. Disponível em: <https://bit.ly/2BuhZbZ>. Acesso em: 21 mar. 2018.

SCHRAIBER, L. B. Saúde coletiva: um campo vivo. In: PAIM, J. Reforma sanitária brasileira: contribuição para a compreensão e crítica. Salvador: EDUFBA; Rio de Janeiro: Fiocruz, 2008. p. 9-19.

UNIÓN INTERNACIONAL DE PROMOCIÓN DE LA SALUD Y DE EDUCACIÓN PARA LA SALUD (UIPES). Consorcio Canadiense de investigación em Promoción de La Salud. Determinar el futuro de la promoción de la salud: acciones prioritarias. 2007. Disponível em: http:<https://bit.ly/2TF8Ggl>. Acesso em: 5 set. 2018.

Publicado

2018-11-26

Cómo citar

GOMES, Henriette Ferreira. Protagonismo sócio-informacional na saúde coletiva. Informação em Pauta, [S. l.], v. 3, n. especial, p. 47–61, 2018. DOI: 10.36517/ip.v3iespecial.39713. Disponível em: https://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/39713. Acesso em: 2 abr. 2025.

Artículos más leídos del mismo autor/a