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Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36517/ip.v7i00.77928

Palabras clave:

Biblioteca, Análise SWOT, Plano de marketing, Mídias Sociais

Resumen

Apresenta o planejamento estratégico de marketing em bibliotecas. Discute sobre a aplicação da análise SWOT em Bibliotecas. Realiza uma análise SWOT dos pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades, nos aspectos externos e internos da Biblioteca do Instituto Federal do Ceará campus Crato. Sugere um plano de marketing contendo ações que possibilitem melhorar a visibilidade da biblioteca. A abordagem da pesquisa é aplicada, com a análise dos dados de modo qualitativo. O método se configura como de caráter exploratório e descritivo e de cunho bibliográfico. Constatou-se que as dificuldades enfrentadas estão concentradas no âmbito financeiro que impactam diretamente no desenvolvimento das atividades, na divulgação das ações e interação com os usuários. Diante do cenário de incertezas e escassez de recursos orçamentários sugere-se a criação de perfis nas redes sociais e ações de marketing que melhorem a comunicação e divulgação de seus serviços e produtos juntamente à comunidade de usuários.

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Biografía del autor/a

, Universidade Federal do Cariri

Metrando em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Cariri (2020), Especialista em Direito Processual Civil pela Faculdade Paraíso do Ceará - FAP (2017) e Graduado em Bacharelado em Direito pela Faculdade Paraíso do Ceará - FAP (2016).

, Universidade Federal do Cariri

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, com estágio sanduíche na Facultad de Ciencias de la Documentación da Universidade Complutense de Madrid em 2011-2012. Possui Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (2005), Especialização em Engenharia de Produção pela UFC (2001) e Graduação em tecnologia de processamento de dados pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996). Atuação acadêmica: Desde 2005 é professor do Curso de Graduação em Biblioteconomia Universidade Federal do Ceará (UFC) e agora da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Membro do Mestrado Profissional de Biblioteconomia vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da UFCA. Atuação profissional: experiência como analista de sistemas em projetos de desenvolvimento e implantação de sistemas de gestão para as áreas de manufatura e administração empresarial em empresas do ramo petrolífero, hospitalar e curtimento de couro. Tem experiência na área de Ciência da Computação, Administração e Ciência da Informação, com ênfase em Gestão da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Automação de bibliotecas, Mídias Sociais, Bibliotecas Universitárias, Gestão de Tecnologia da Informação e Ensino à Distância.

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Publicado

2022-12-29

Cómo citar

FIGUEIREDO, Judah; VIEIRA, David Vernon. Título Padrão. Informação em Pauta, [S. l.], v. 7, n. 00, p. 1–20, 2022. DOI: 10.36517/ip.v7i00.77928. Disponível em: https://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/77928. Acesso em: 5 dic. 2025.

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