As práticas de leitura de estudantes de um Instituto Federal de Educação
uma análise das estatísticas de empréstimos dos usuários de uma biblioteca multinível
DOI:
https://doi.org/10.36517/ip.v10i.93795Palavras-chave:
Instituto Federal de Goiás, bibliotecas multinível, práticas de leituraResumo
Este estudo analisa as práticas de leitura dos estudantes do Instituto Federal de Goiás do campus de Águas Lindas de Goiás por meio da extração de relatórios gerenciais extraídos do software Sophia. Objetiva, de maneira geral, identificar quais são as principais estatísticas de empréstimos de obras dos estudantes do Instituto Federal de Goiás na biblioteca do campus de Águas Lindas de Goiás de abril de 2022 a dezembro de 2022. Especificamente, tem como objetivos: levantar os principais relatórios gerenciais estatísticos de empréstimo de obras dos estudantes; constatar os principais assuntos emprestados pelos estudantes; e identificar diferenças estatísticas entre os assuntos emprestados na biblioteca do Instituto Federal de Goiás na biblioteca do campus de Águas Lindas de Goiás de abril de 2022 a dezembro de 2022 nos diferentes níveis escolares dos usuários. Constitui pesquisa básica quali-quantitativa, exploratória, descritiva, bibliográfica e documental. Os resultados demonstram maior quantitativo de empréstimos pelos alunos de obras “não curriculares” e menor quantitativo da prática pelos estudantes de períodos não integrais. Conclui que as práticas de leitura dos alunos podem ser embasadas na identificação com o contexto, com a oferta das aulas nos períodos integrais ou não-integrais e com a faixa etária destes.
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