Prácticas Educativas y Enseñanza del Arte em la Educación Professional y Tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v1i24.44221Palabras clave:
Práticas educativas. Ensino de arte. Educação profissionalResumen
Este artículo tiene como objetivo comprender las prácticas educativas de los profesores de arte en la educación profesional y discutir cómo el arte ha contribuido a la integración curricular. Por lo tanto, a través de una metodología cualitativa, se realizaron entrevistas semiestructuradas con cinco maestros de arte que trabajan en un Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología. Para el análisis de las narrativas, fue necesario el análisis de contenido de Bardin (2006). Confiamos en interlocutores como Barbosa (2010), Araújo y Frigotto (2015), Araújo y Rodrigues (2010), Zabala (1998) que ayudaron en la interpretación de los datos. Se pudo observar que el arte juega un papel fundamental en la enseñanza integrada, ya que articula la estética, la reflexión, la crítica y la política, contribuyendo así a la formación y la autonomía de la asignatura.
Descargas
Citas
ARAUJO, Ronaldo; FRIGOTTO, Gaudêncio. Práticas Pedagógicas e Ensino integrado. Revista Educação em Questão, Natal, v. 52, n. 38, p. 61-80, maio/ago. 2015.
ARAÚJO, Ronaldo; RODRIGUES, Doriedson. Referências sobre práticas formativas em educação profissional: o velho travestido de novo frente ao efetivamente novo. In: Revista Educação Profissional, Rio de Janeiro, v. 36, n.2, maio/ago. 2010.
BARBOSA, Ana Mae. inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2007.
BARBOSA, Ana. Arte/educação contemporânea: Consonâncias internacionais. 3ª Edição. São Paulo: Cortez, 2010.
BARDIN, Laurence. A Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BRANCHER, Vantoir; SANTOS, Juliani. Desassossegos: Os Trajetos formativos que tecem as concepções de formação de professores na EBPTT. In: Revista Educação e Linguagem, v. 6, n. 2, p. 44-57, maio/ago. 2019.
BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 30 dez. 2008.
CANDAU, Vera. Didática em questão. Petrópolis, Editora Vozes, 2012.
CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e identidade. In: Revista Trabalho Necessário, v.3, n.3, p.1-20, 2005.
COELHO, Consolação; SOUSA, Antonia. A reforma do Ensino Médio: Ameaças às concepções de formação integrada. In: Revista Labor, v. 2, n. 21, p. 11-23, jan/jun, 2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.
HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: Os projetos de Trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998.
MARQUES, Mario. A Educação no limiar do terceiro milênio: exigente de outro paradigma. In: Revista Contexto e Educação. v. 15 n.59, 2000.
MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. Tradução de Jesus Ranieri. São Paulo: Boitempo, 2004.
MOURA, Dante Henrique. A formação de docentes para a educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Brasília: MEC/Setec, v. 1, n. 1, p. 23-37. Jun, 2008.
PARSONS, Michael. Curriculum, Arte e cognição integrados. In: BARBOSA, Ana. Arte/educação contemporânea: Consonâncias internacionais. 3ª Edição. São Paulo: Cortez, 2010. (p. 295-318)
SAVIANI, Demerval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v.12, n. 34, 2007.
TRIVIÑUS, Augusto. Introdução à pesquisa em Ciênciais Sociais. São Paulo: Atlas, 1987.
ZABALA, Antoni. A prática Educativa: Como ensinar. Ed. Artmed, Porto Alegre, 1995.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).