REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA DO MUNDO DO TRABALHO E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA

Autores

  • Danielle Barbosa Santos
  • Robson Luiz de França

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i6.9302

Resumo

O presente trabalho analisa as questões que envolvem a relação Educação e Trabalho e tem como foco a formação profissional oferecida pelos programas de qualificação em Institutos Federais de Ensino Tecnológico. Possui como objetivo verificar se há uma relação entre a formação do trabalhador egresso dos cursos tecnológicos implantados no município de Uberaba-MG, e a real demanda ou vocação econômica de mão de obra especializada no mercado de trabalho dessa região. Parte-se da consideração que o percurso histórico da Educação Profissional no Brasil se estabeleceu a partir da reestruturação produtiva do mundo do trabalho e alterou de forma profunda as relações entre educação e sociedade, homem e trabalho, escola e mercado de trabalho. Constatase que a política de educação atual coopera para a formação de sujeitos acríticos, pois a uniformização da educação para todos não oferece educação necessária para contribuir na formação do homem crítico e politizado conforme afirmado nos discursos políticos. Apesar do crescimento da escolarização em nível técnico, tecnológico e superior com vistas à formação profissional as empresas não estão conseguindo preencher as vagas que exigem qualificação básica universitária, pois a escola e a Universidade não conseguem acompanhar o movimento dinâmico tecnológico do mercado de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielle Barbosa Santos

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia (2007). Especialista em Docência na Educação Superior; mestranda em Educação; colaboradora no Núcleo de Estudos Em Planejamento e Metodologia de Ensino da Cultura Corporal. Atualmente é bolsista CAPES.

Robson Luiz de França

Graduado em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Belo Horizonte (1990), Especializado em Tecnologias para Educação à Distància, mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (1997). Possui doutorado em Educação na Linha de Politicas Públicas pela  Universidade Julio Mesquista Filho - UNESP/Araraquara. Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia e atua do Programa de Pós-Graduação em Educação na Linha de Pesquisa em Política e Gestão da Educação.

Downloads

Publicado

2017-03-25

Como Citar

SANTOS, Danielle Barbosa; FRANÇA, Robson Luiz de. REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA DO MUNDO DO TRABALHO E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 6, p. 50–63, 2017. DOI: 10.29148/labor.v1i6.9302. Disponível em: https://periodicos.ufc.br/labor/article/view/9302. Acesso em: 19 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos