O DESLOCAMENTO DA PEDAGOGIA DA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PARA A PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS NO MUNDO DO TRABALHO

Autores

  • Thaís Cristina Figueiredo Rego

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i6.9304

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar questões relativas ao deslocamento da pedagogia da qualificação profissional para a pedagogia das competências no mundo do trabalho, a partir da reestruturação produtiva acelerada na década de 90 do século XX. Além disso, pretende-se apontar os requisitos profissionais que passam a ser exigidos do trabalhador e que resultam na exigência de um novo perfil desse profissional. O referencial teórico proposto busca refletir como a formação profissional adapta-se às necessidades postas pela flexibilização do trabalho, articulando teoria e prática na formação do trabalhador para que este se torne polivalente, dominando um conjunto de conhecimentos e competências adaptandose à flexibilidade desejada pelo mercado de trabalho. Parte-se da premissa que as novas tecnologias organizacionais, baseadas nos critérios de flexibilidade e integração da produção, precisam de trabalhadores multifuncionais, capazes de manter altos níveis de produtividade, principalmente diante de situações que se modificam rapidamente. Enquanto o modelo de educação profissional baseado na qualificação forma para o desenvolvimento de um trabalho parcelado, com tarefas pré-determinadas o modelo baseado em competências propõe tornar as relações de trabalho, mas flexíveis e autônomas, devendo o trabalhador dominar o conhecimento de todo o processo de produção e não apenas das partes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaís Cristina Figueiredo Rego

Mestra em Educação da Univerisidade Federal de Uberlândia (UFU). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros (2003) e pós-graduada lato sensu em Docência do Ensino Superior (FUNORTE) e Administração de Sistemas de Informação (UFLA).

Downloads

Publicado

2017-03-25

Como Citar

REGO, Thaís Cristina Figueiredo. O DESLOCAMENTO DA PEDAGOGIA DA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PARA A PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS NO MUNDO DO TRABALHO. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 6, p. 77–96, 2017. DOI: 10.29148/labor.v1i6.9304. Disponível em: https://periodicos.ufc.br/labor/article/view/9304. Acesso em: 20 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos