POLÍTICA, PODER E TOTALITARISMO: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DE HANNAH ARENDT

Authors

  • Ricardo George de Araújo Silva
  • Napiê Galvê Araújo Silva

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i10.6687

Abstract

O objetivo do texto é discutir o conceito de política a partir das abordagens de Hannah Arendt. A pergunta norteadora da pesquisa é saber qual é a finalidade da política? Para os gregos a política é compreendida como o espaço da ação entre iguais que deliberam sobre a vida comum da polis em condições igualitárias no que concerne o poder de fala e decisão. Não se concebe, portanto nenhuma expressão de violência ou veto a ação e discurso do outro. Arendt (2001a) concorda e ensina que a política tem a finalidade de conduzir os negócios da polis a partir da capacidade dos homens livres de se persuadirem pela palavra. É importante frisar que esse debate em torno da política na atualidade guarda características protototalitárias na medida em que os indivíduos cada vez mais se isolam e assumem uma postura de descompromisso com a coisa pública e se distancia da política, fornecendo terreno fértil para emergência de governos pautados na violência e arbitrariedade. Aqui não se aponta nenhuma receita ou cânone em torno da política, haja vista que seu núcleo duro deva ser o debate entre os homens e mulheres que se interessam pela coisa pública, contudo subjaz a lógica desse debate a preservação da vida, a conservação do existir humano.

Author Biographies

  • Ricardo George de Araújo Silva
    Mestre em Filosofia–UFC. Professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco–UFRPE. Membro do Grupo de Pesquisa Labor–UFC.
  • Napiê Galvê Araújo Silva
    Mestre em Economia–UFC. Mestre em Políticas Públicas–UECE. Professor da Universidade Federal Rural do Semiárido–UFERSA.

Published

2017-03-16

Issue

Section

Artigos

How to Cite

POLÍTICA, PODER E TOTALITARISMO: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DE HANNAH ARENDT. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 10, p. 139–155, 2017. DOI: 10.29148/labor.v1i10.6687. Disponível em: https://periodicos.ufc.br/labor/article/view/6687. Acesso em: 4 feb. 2026.