TRANSFORMAÇÕES CONTEMPORÂNEAS E POLÍTICA EDUCACIONAL NO BRASIL: FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL NA EXPERIÊNCIA DO IFCE

Autores/as

  • Evelyne Medeiros Pereira
  • Cynthia Studart Albuquerque

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i14.6568

Resumen

Este artigo é fruto da realização de duas pesquisas que tiveram como objetivo analisar a experiência do Curso de Serviço Social no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) em meio as transformações contemporâneas, particularmente da realidade brasileira, e seus reflexos sobre a política de educação superior. Esta, sendo atravessada pela contradição entre acesso e precarização, adensa os desafios postos para a formação profissional em Serviço Social e a construção de estratégias coletivas que venham a garantir conquistas não apenas para a profissão, mas para o conjunto da classe trabalhadora.

Biografía del autor/a

  • Evelyne Medeiros Pereira

    Doutoranda em Serviço Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

  • Cynthia Studart Albuquerque
    Doutoranda em Serviço Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (2003) e Mestre em Sociologia pela UTRANSFORMAÇÕES CONTEMPORÂNEAS E POLÍTICA EDUCACIONAL NO BRASIL: FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL NA EXPERIÊNCIA DO IFCE niversidade Federal do Ceará (2006).

Publicado

2017-03-16

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

TRANSFORMAÇÕES CONTEMPORÂNEAS E POLÍTICA EDUCACIONAL NO BRASIL: FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL NA EXPERIÊNCIA DO IFCE. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 14, p. 80–94, 2017. DOI: 10.29148/labor.v1i14.6568. Disponível em: https://periodicos.ufc.br/labor/article/view/6568. Acesso em: 4 feb. 2026.