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Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v2i21.41267

Palabras clave:

Educação Financeira, Sujeito Consumidor, Tecnologias do Eu

Resumen

Examino o modo como tem sido operacionalizada a educação financeira, instituída como Política Pública do Estado brasileiro pelo Decreto Federal 7.397/2010, atentando para seus efeitos na constituição dos sujeitos de consumo na contemporaneidade. Selecionei: I) o depoimento de um membro do grupo de autoajuda conhecido como Devedores Anônimos; II) o teste em um folheto disponibilizado pela Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON); III) o manual de Prevenção e tratamento do superendividado editado pela Escola Nacional de Defesa do Consumidor. O referencial teórico adotado na pesquisa é o pós-estruturalista e de inspiração foucaultiana. A metodologia empregada na produção e análise dos dados envolve a operação com noções como tecnologia do eu, governo, risco, entre outras. Os resultados obtidos permitiram o mapeamento de três ações – o narrar-se, o julgar-se, o dominar-se – requeridas dos indivíduos envolvidos nas atividades pedagógicas promovidas pela Estratégia Nacional de Educação Financeira. Pude inferir que as diferentes estratégias relacionadas à consciência para o consumo podem ser compreendidas como modos de conduzir a conduta dos consumidores tornando-os sujeitos confessantes - forma de instrumentalizá-los para o autogoverno.

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Biografía del autor/a

Andresa Silva da Costa Mutz, Universidade Federal do Rio Grande

Professora do Dep. Interdisciplinar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação

, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRgS

Doutora em Linguística Aplicada e Informática na Educação, Professora do Departamento Interdisciplinar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Citas

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Publicado

2020-04-20

Cómo citar

MUTZ, Andresa Silva da Costa; GOMES, Raquel Salcedo. Título Padrão. Revista Labor, [S. l.], v. 2, n. 21, p. 48–63, 2020. DOI: 10.29148/labor.v2i21.41267. Disponível em: https://periodicos.ufc.br/labor/article/view/41267. Acesso em: 5 dic. 2025.