SOBRE AS I-MOBILIDADES DO NOSSO TEMPO (E DAS NOSSAS CIDADES) /// \\\ ABOUT CONTEMPORARY URBAN IN-MOBILITIES
Palavras-chave:
I-mobilidade urbana, Rio de Janeiro, Favelas, Urban in-mobility, Slums.Resumo
Este artigo aborda a questão da i-mobilidade contemporânea em nossas grandes áreas metropolitanas, especialmente a da cidade do Rio de Janeiro, a partir dos projetos voltados para suas áreas faveladas. Discute-se a concepção de contenção territorial a partir da análise de dispositivos territoriais de controle desigual da mobilidade, em especial os muros.
Palavras-chave: I-mobilidade urbana; Rio de Janeiro; Favelas.
Abstract
This article deals with the contemporary in-mobility in our great metropolitan areas, in particular that from Rio de Janeiro, through projects built in “favelas” (slums). We discuss the conception of territorial containment by analyzing unequal territorial dispositifs of mobility control, in particular walls.
Key words: Urban in-mobility; Rio de Janeiro; slums.
Resumen
En este artículo se aborda la cuestión de la inmovilidad contemporánea en nuestras grandes áreas metropolitanas, especialmente la de la cuidad de Rio de Janeiro, a partir de los proyectos en sus areas más precarizadas, “favelas”. Se discute la concepción de contención territorial a partir del análisis de dispositivos territoriales de control desigual de la movilidad, en particular los muros.
Palabras claves: Inmovilidad Urbana; Rio de Janeiro; Favela.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- \
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à MERCATOR o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. \
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. \
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre). \
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista. \