LIMITES DO PÓS-DESENVOLVIMENTO NA CRÍTICA AO DESENVOLVIMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4215/rm2022.e21001

Palavras-chave:

Development, Post-Development, Alternative Development, Theoretical-Propositional Critique.

Resumo

Composta por autores com diferentes focos analíticos e por temas bastante diversificados, a corrente teórica denominada pós-desenvolvimento despontou na década de 1980 de maneira fortemente comprometida com uma crítica radical à ideia de desenvolvimento. Nesse sentido, o objetivo do presente artigo consiste em analisar a base teórico-propositiva do pós-desenvolvimento, avaliando a consistência de seus argumentos e a existência de coerência entre tal base argumentativa e o direcionamento propositivo dessa corrente. Para isso, propõe-se, incialmente, uma abordagem das principais questões levantadas pelo pós-desenvolvimento, com especial atenção às suas duas principais vertentes de crítica à ideia de
desenvolvimento. Na sequência, realiza-se uma contra-argumentação às críticas anteriormente discutidas, de modo a demonstrar suas inconsistências e possíveis contribuições ao campo reflexivo e operacional da ideia de desenvolvimento. Com base em tal debate, conclui-se que o pós-desenvolvimento permite uma crítica válida e necessária, desde que orientada para o aprimoramento de projetos de desenvolvimento voltados para o enfrentamento da realidade objetiva de grande parte da população brasileira e mundial. No entanto, despido desse necessário enfoque prático e da consciência da gravidade do quadro social vivenciado por diversas populações, o pós-desenvolvimento pouco pode aportar para a superação do histórico de falhas das diferentes propostas de desenvolvimento.

Palavras-chave: Desenvolvimento, Pós-Desenvolvimento, Desenvolvimento Alternativo, Crítica Teórico-Propositiva.

Biografia do Autor

  • Maiara Tavares Sodré, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati (PR), Brasil

    Doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Câmpus de Presidente Prudente - UNESP/PP (2021), com bolsa FAPESP. Integrante dos grupos de pesquisa/CNPq Dinâmica Regional e Agropecuária (UNESP/PP); Estudos Agrários e Ambientais (UFPel); e Território, desenvolvimento e agricultura (USP). Membro da Rede de Estudos Agrários (REA Brasil), composta por grupos de pesquisa da UFPel, UNESP/Rio Claro, UNIFAL, UNIMONTES e UFS. Atualmente é professora do Instituto Federal Catarinense (IFC), Câmpus São Bento do Sul.

  • Rosangela Aparecida de Medeiros Hespanhol, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Presidente Prudente (SP), Brasil

    Doutora em Geografia (2000) pela UNESP de Rio Claro. Realizou estágio de pós-doutorado sobre desenvolvimento rural sustentável na École des Hautes Études en Sciences Sociales sob a supervisão do Professor Ignacy Sachs (2004/2005). Foi professora concursadada Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (1986-1988) e do Centro Universitário de Três Lagoas da UFMS (1988-1993). Atualmente é professora dos Cursos de Graduação e Pós-graduação em Geografia da UNESP de Pres. Prudente. Bolsista de Produtividade do CNPq. É parecerista das seguintes agências: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Maranhão (FAPEMA). Parecerista dos periódicos: Confins - Revista Franco-Brasileira, Revista Campo-Território, GeoUerj, Revista Kultur (Espanha), Revista Formação, Caderno Prudentino de Geografia. Tem experiência na área de Geografia (Humana; Regional e Agrária), atuando principalmente com os seguintes temas: Políticas Públicas; Organização espacial; Segurança alimentar; Estratégias de Reprodução Social; Organizações Coletivas; Diversificação Produtiva; Desenvolvimento Local/Regional.

Publicado

2022-01-15

Edição

Seção

Artigos