CENTRALITY AND DEVELOPMENT IN THE DIFFERENTIATED MESOREGION OF RIBEIRA VALLEY/GUARAQUEÇABA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.4215/rm2021.e20030

Keywords:

Economia Urbana, Políticas públicas, Economia regional, Desenvolvimento regional

Abstract

Under the National Development Regional Policy and Promotion Program Sustainability of Sub-regional Spaces, debates emerge wrapped around the articulation and implementation of actions to support the socioeconomic development of regions. From this perspective, this paper analyzes the profile of centrality and socioeconomic development of the municipalities that make up the Vale do Ribeira/Guaraqueçaba region in Brazil, in the period 2005 and 2016. For the analysis, centrality and regional disparity indicators were used, which have as parameters the Gross Domestic Product (GDP), the population and socioeconomic data. The Centrality and Disparity indicators reflect the hierarchy of places related to market areas, defined both by the population contingent and by the urban productive structure of the regions, especially by the ability to generate jobs and product. The results of this study showed that Cajati city in the state of São Paulo, and Paranaguá city in the state of Paraná are the central places in the Vale do Ribeira/ Guaraqueçaba region, with a centrality index higher than the other municipalities.

Keywords: Regional Development. Urban Economy. Public Policies. Regional Economy

Author Biographies

  • Lara Brunelle Almeida Freitas, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo (PR), Brasil.

    Doutoranda em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Mestra em Turismo na linha de pesquisa: Gestão De Destinos Turísticos: Sistemas, Processos e Inovação pelo Instituto Federal de Sergipe. Especialista em Planejamento do Turismo pela Universidade Federal de Sergipe. Graduada em Gestão de Turismo pelo Instituto Federal de Sergipe. Aperfeiçoamento em Direção Inovadora de Empresas Turísticas na Universidade de Málaga (Espanha) e em Solução Pacífica de Conflitos no âmbito da Administração Pública pela Enap/BR. Fui professora tutora bolsista pela Fundação CECIERJ e orientadora voluntária em trabalhos de conclusão no curso superior em gestão de turismo e no curso de pós-graduação em educação tecnológica, ambos vinculados ao Cefet/RJ. Profissional finalista na categoria gestores e técnicos no prêmio nacional do turismo de 2019, promovido pelo Ministério do Turismo. Ex-diretora de turismo respondendo pelas atividades de turismo da Secretaria de Estado do Turismo de Sergipe e Empresa Sergipana de Turismo, inclusive representando-as como interlocutora estadual de Sergipe no Programa de Regionalização do Turismo e membro na rede de inteligência de mercado, ambos vinculados ao Ministério do Turismo do Brasil. Atuou também como gerente de contratos no Programa de Desenvolvimento do Turismo de Sergipe, emitindo pareceres técnicos. Fui aluna especial do doutorado no Programa de Pós-graduação em Turismo (EACH/USP) em 2020. Atua principalmente nos seguintes temas: destinos turísticos inteligentes; indicadores socioeconômicos e ambientais; turismo de base comunitária.

  • Jandir Ferrera de Lima, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Centro de Ciências Sociais Aplicadas

    Doutor em Desenvolvimento Regional (Ph.D.) pela Universidade do Québec(UQAC)/Canadá. Mestre em Economia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ). Professor do Mestrado em Economia e do Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Pesquisador do Núcleo de Desenvolvimento Regional e do Grupo de Pesquisas em Desenvolvimento Regional e Agronegócio da UNIOESTE. Pesquisador associado do Grupo de Pesquisas em Intervenção Regional (GRIR) da Universidade do Québec e do Centro de Pesquisas sobre o Desenvolvimento Territorial (CRDT) do Canadá. Foi pesquisador visitante na Bolívia, Canada, Paraguai, Venezuela e Romênia. Dentre os prêmios recebidos se destacam: prêmio de excelência do departamento de Ciências Humanas da Universidade do Québec (Canadá), Economista Acadêmico do Ano (2015), Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado do Paraná (2017), Prêmio Brasil de Economia (2018), Premio Paraná de Economia e Prêmio BRDE de Desenvolvimento, em varias edições; Docente Honorifico (2017) da UNITEPC - Bolívia. Pesquisa na área de desenvolvimento regional e humano, com ênfase em economia dos territórios e desigualdades socioeconômicas. Autor de textos e livros científicos publicados no Brasil e no exterior.

Published

2021-10-27

Issue

Section

Artigos