NEOKEYNESIANISMO, NEOINTERVENCIONISMO E ULTRALIBERALISMO

IMPACTOS DA COVID-19 NO DIREITO NACIONAL

Authors

  • Paulo Márcio Cruz Universidade do Vale do Itajaí - Univali
  • Márcio Ricardo Staffen Universidade do Vale do Itajaí

Abstract

O estudo que se apresenta é contemporâneo ao cenário mundial da pandemia declarada pela Organização Mundial de Saúde em relação ao vírus COVID-19. O presente artigo objetiva analisar criticamente as alterações e propostas de mudanças no Direito Nacional de diversos países decorrentes da pandemia de COVID-19, nos marcos teóricos do neokeynesianismo, do neointervencionismo e do ultraliberalismo. Justifica-se a presente pesquisa em razão das inovações legislativas publicadas e/ou em vias de conclusão que buscam, diante do cenário de crise, apresentar respostas legais aos problemas de ordem política, econômica, social e institucional instaurados pela referida pandemia, cambiando, além das agendas políticas de cada governo, as funções dos respectivos Estados e do Direito Nacional, principalmente em virtude da linha precedente de forte apelo liberal. Utilizou-se, para o desenvolvimento da presente pesquisa, o método indutivo, operacionalizado pelas técnicas de conceito operacional, da pesquisa bibliográfica e análise de relatórios nacionais oficiais e marcos normativos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Márcio Ricardo Staffen, Universidade do Vale do Itajaí

Doutor em Direito Público pela Università degli Studi di Perugia (Itália). Doutor e Mestre em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Pesquisador do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Professor Honorário da Faculdade de Direito e Ciências Sociais da Universidad Inca Garcilaso de la Vega (Peru). Professor do Programa de Pós Graduação Strictu Sensu em Ciência Jurídica - UNIVALI. Advogado (OAB/SC). E-mail: staffen_sc@univali.br.

Published

2020-10-30

How to Cite

Cruz, P. M., & Staffen, M. R. (2020). NEOKEYNESIANISMO, NEOINTERVENCIONISMO E ULTRALIBERALISMO: IMPACTOS DA COVID-19 NO DIREITO NACIONAL. Nomos: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Direito Da UFC, 40(1), 139–153. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/nomos/article/view/44192