DUAS DÉCADAS DE COOPERAÇÃO UE-MERCOSUL

Autores

  • Elizabeth Accioly Universidade Europeia de Lisboa

Palavras-chave:

Cooperação, União Europeia, Mercosul

Resumo

A União Europeia e o Mercosul celebraram o Acordo-marco de cooperação inter-regional em 1995. O Acordo possui como objetivos o fortalecimento das relações existentes entre as Partes e a preparação de condições para a criação da associação inter-regional de caráter político e econômico. A associação inter-regional terá como base dois elementos: a cooperação política reforçada e a liberalização gradual e recíproca de todo o comércio entre as Partes. A intenção final do Acordo é o estabelecimento de uma zona de livre comércio. Entretanto, em duas décadas de negociações, os interesses políticos e protecionistas perduram nas negociações, a exemplo dos impactos negativos para a agricultura europeia. Na recente retomada das negociações, as principais questões colocadas são a definição sobre a forma da associação inter-regional pretendida e a coragem política para a formação de mega bloco econômico de livre comércio.

Downloads

Biografia do Autor

Elizabeth Accioly, Universidade Europeia de Lisboa

Professora da Universidade Europeia de Lisboa. Professora visitante do Curso de Mestrado do Unicuritiba-Brasil. Professora visitante do Centro de Excelência Jean Monnet da Faculdade de Direito de Lisboa. Advogada no Brasil e em Portugal.

Downloads

Publicado

2017-01-12

Como Citar

Accioly, E. (2017). DUAS DÉCADAS DE COOPERAÇÃO UE-MERCOSUL. Nomos: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Direito Da UFC, 36(2). Recuperado de https://periodicos.ufc.br/nomos/article/view/6315

Edição

Seção

Doutrina Estrangeira

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.