A COMUNICAÇÃO SISTÊMICA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL NO ÂMBITO DA GOVERNANÇA PÚBLICA DO INSS PARA MITIGAÇÃO DA JUDICIALIZAÇÃO

Autores

Resumo

Resumo: O objeto do artigo é a comunicação sistêmica da Previdência Social, dentro da organização do INSS, no âmbito da sua governança pública. O problema abordado é o cenário de grande judicialização dos conflitos entre o INSS e os segurados, que gera alto impacto no Judiciário, e vice-versa. A hipótese reside no atual modelo do Fórum Interinstitucional Previdenciário do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, o qual deve ser prototipado para que haja a sistematização da comunicação interacional e dialógica, capaz de mitigar o problema da judicialização. Como objetivo geral, pretende-se demonstrar que a organização e a estruturação de um sistema de comunicação interacional, que promova diálogo permanente entre o INSS e o Judiciário deve ser replicado nas demais organizações públicas. Como objetivos específicos, (i) realizar a revisão da literatura sobre comunicação sistêmica e governança pública; (ii) mapear o problema da judicialização da previdência; e, (iii) apresentar a sistematização do Fórum para o seu uso e aplicação pelas demais organizações no combate à judicialização. A metodologia comporta raciocínio indutivo; técnica de revisão bibliográfica e análise documental, além de percepções registradas como observador-participante. Como marco teórico utilizou-se a Teoria dos Sistemas Sociais de Niklas Luhmann de natureza sistêmico-construtivista. As conclusões apontam que o macroprocesso e os subprocessos desenvolvidos durante o percurso do Fórum Interinstitucional Previdenciário do TRF4 propiciam aproximação dialógica e constroem ambiente de colaboração e inovação impactando na comunicação que viabiliza o sentido de linguagem de aproximação e integração entre diferentes sistemas, com geração de valor, fluxo informacional, feedback e amadurecimento das instituições informais (cultura do diálogo) e formais (recomendações, portarias, provimentos). Já, como achados de pesquisa, tem-se que o sucesso do Fórum está a depender do envolvimento e responsabilidade do gestor, no âmbito da governança pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

DANIELA REGINA PELLIN, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Professora Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Direito da Empresa e dos Negócios da UNISINOS/RS, Pós-Doutoranda em Direito pela UFRGS,  Doutora em Direito Público pela UNISINOS/RS e Università Degli Studi di Padova/Itália. Mestre em Direito da Sociedade da Informação pela FMU/SP. Especialista em Direito Empresarial pela FMU/SP. 

Downloads

Publicado

2023-09-30

Como Citar

COSTA SMOLENAARS, C., & PELLIN, D. R. (2023). A COMUNICAÇÃO SISTÊMICA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL NO ÂMBITO DA GOVERNANÇA PÚBLICA DO INSS PARA MITIGAÇÃO DA JUDICIALIZAÇÃO. Nomos: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Direito Da UFC, 43(1), 53–76. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/nomos/article/view/83357

Edição

Seção

Dossiê Especial