A IMPORTÂNCIA DO PORTAL NACIONAL DE CONTRATAÇÕES PÚBLICAS E DOS TRIBUNAIS DE CONTAS NO CONTROLE SOCIAL DA NOVA LEI DE LICITAÇÕES E CONTRATOS
Abstract
A pesquisa está centrada nas ferramentas impulsionadoras do controle social na esfera local a partir do Portal Nacional de Contratações Públicas e dos sistemas de controle de licitações e contratos dos Tribunais de Contas. O problema de pesquisa consiste no seguinte questionamento: quais ferramentas existentes nos Tribunais de Contas para o controle de licitações e contratos podem ser utilizadas pelo Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP) como modelo para o aprimoramento do controle social e como viabilizadora do direito à transparência e publicidade, oportunizando a boa gestão pública no âmbito local? A pesquisa utiliza os métodos de procedimento hermenêutico e de abordagem dedutivo, e aplica a técnica de pesquisa bibliográfica. A investigação parte de três objetivos específicos: primeiro, analisar o controle e empoderamento social sob a ótica do direito social condensado de Gurvitch e do direito à informação; segundo, examinar os sistemas existentes nos Tribunais de Contas para o controle e publicização de licitações e contratos na esfera local; terceiro, comparar os sistemas existentes nos Tribunais de Contas e identificar possíveis modelos que permitam aprimorar o Portal Nacional de Contratações Públicas, tendo em vista que este seja utilizado como uma ferramenta auxiliar do controle social e para a boa gestão pública. A partir dessas premissas conclui-se que o Farol (TCE-SC), o Radar de Controle Público (TCE-MT); e o Licitacon Cidadão (TCE-RS) são ferramentas que podem auxiliar no aprimoramento do PNCP, estimulando o controle social e a transparência dos atos administrativos no tocante às licitações e contratos públicos, resultando em um melhoramento na gestão dos recursos públicos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Betieli da Rosa Sauzem Machado, Ricardo Hermany

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista NOMOS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.