A A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E A NEUROCIÊNCIA NO USO DE CHATBOT NO ÂMBITO DA SEGURIDADE SOCIAL
Abstract
O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) possui uma grande demanda dos seus usuários. Há casos em que o administrado espera um considerável período de tempo para ter seu pedido/requerimento analisado. Portanto, o objetivo da presente é analisar o uso da Inteligência Artificial e do Chatbot, considerando a neurociência, na efetividade do atendimento virtual dos usuários. Pesquisas identificaram em maior e menor grau a efetividade do uso do Chatbot em instituições de seguridade social. Em percentual de respostas corretas, na Argentina, chegou a 93%, e, no Brasil, 57%. Nas demandas apresentadas de forma on-line perante instituições previdenciárias, no Panamá, foram 42%, e, no Uruguai, chegou a 95%. Diante desse cenário, questiona-se: em que medida a Inteligência Artificial e o Chatbot, considerando a neurociência, podem contribuir para efetividade do atendimento virtual? Para tanto, a metodologia utilizada é a hipotético-dedutiva, com abordagem qualitativa e quantitativa. Como resultado, identificou-se experiências do uso do Chatbot, a inteligência e a neurociência, com resultados positivos, inclusive, para tratamento contra depressão. O uso da Inteligência Artificial e do Chatbot inovam e tornam mais efetiva a prestação do serviço público previdenciário, pois está disponível 24 horas por dia, nos 7 dias da semana. Com isso, amplia-se a interação entre o administrado e o INSS. O uso da neurociência e a inteligência artificial nessa comunicação permite identificar reações, por meio da análise do discurso, que contribui significativamente para o maior grau de satisfação do usuário, bem como a própria solução das demandas apresentadas, gerando um atendimento digno, conforme previsão constitucional.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista NOMOS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.