VISÕES CONVERGENTES ENTRE FORMANDOS DE DIREITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ E MAGISTRADOS EM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

Autores/as

  • Raimundo Hélio Leite Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Ceará
  • Rui Verlaine Oliveira Moreira UFC

Palabras clave:

Graduação, Especialização, Aperfeiçoamento, Magistrados, Intersubjetividade.

Resumen

Este ensaio analisa depoimentos de formandos de um curso de graduação em Direito e de magistrados que freqüentaram cursos de especialização e aperfeiçoamento lato sensu. Nele mostram-se convergências entre as visões desses dois tipos de depoentes sobre aspectos comuns da formação recebida. A constatação básica é que elementos do processo ensino-aprendizagem, que estão presentes há muito tempo na formação dos profissionais da área jurídica, ainda persistem nas experiências vivenciadas pelos participantes do estudo. Levanta-se, ainda, a questão da existência de intersubjetividade em pesquisas predominantemente qualitativas.

Biografía del autor/a

  • Raimundo Hélio Leite, Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Ceará
    Professor Doutor do Curso de Mestrado em Direito Constitucional da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará.
  • Rui Verlaine Oliveira Moreira, UFC
    Professor Doutor do Curso de Mestrado em Direito Constitucional da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará.

Referencias

BACHELARD, Gaston. O novo espírito científico. 2 ed. Trad. Juvenal Haline Júnior. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1985.

BASTOS, Aurélio Wander. O ensino jurídico no Brasil e as suas personalidades históricas – Uma recuperação de seu passado para reconhecer seu futuro. In: OAB: 170 anos de cursos jurídicos no Brasil. Brasília: OAB, Conselho Federal, 1997.

DE VASCONCELOS, Abner Carneiro Leão. História Jurídica do Ceará. 2. ed. Fortaleza: Imprensa Oficial do Ceará - IOCE, 1987, p. 44-45.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método:traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. vol. I, Tradução de Flávio Paulo Meurer. Petrópolis: [s.ed], 1997.

GLASER, Marcelo. A realidade e o quantum. Folha de São Paulo, Caderno Mais!, Domingo, 5 jan. 2003.

HUSSERL, Edmund. A idéia da fenomenologia. Lisboa: Edições 70, 1990.

MARTIN, H. Ser e tempo. Trad. Márcia Sá Cavalcante Schuback. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da Percepção. Tradução de Reginaldo Di Piero. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1971.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento Complexo. 2 ed.Trad. Dulce Matos. Lisboa: Instituto Piaget, 1995.

PAIM, Antônio. História das idéias filosóficas no Brasil. São Paulo: Convívio, 1984.

RIBEIRO, Maria Luisa Santos. História da educação brasileira: a organização escolar, 13 ed. São Paulo: Autores Associados, 1993.

RICOEUR, P. Hermeneutics and the human sciences: essays on language, action and interpretation. Trad. John B. Thompson. New York: Cambridge University Press, 2005.

ROCHA, Leonel Severo. A Racionalidade Jurídica e o Ensino Jurídico. In: Ordem dos Advogados do Brasil. Conselho Federal. Ensino jurídico OAB: Diagnóstico, perspectivas e propostas. Brasília: OAB, 1992, p.182-183.

Número

Sección

Doutrina Nacional

Cómo citar

VISÕES CONVERGENTES ENTRE FORMANDOS DE DIREITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ E MAGISTRADOS EM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU. (2013). Nomos: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Direito Da UFC, 27. https://periodicos.ufc.br/nomos/article/view/20431