DA DANÇA FANTASMATA: CALEIDOSCÓPIO DO CORPO
DOI:
https://doi.org/10.36517/psg.v3i1.1146Palabras clave:
Dança Contemporânea, Video-Arte, InstalaçãoResumen
Nos primeiros meses do ano de 2003 uma vídeo-instalação de Bill Viola, intitulada Passions, no Getty Museum de Los Angeles, deslocou o espectador de uma intervenção meramente retiniana, para ser vivenciada com o corpo. Viola havia trabalhado sobre o tema da expressão das paixões, codificadas no século XVII por Charles Le Brum e retomadas no século XIX sobre as bases científicas-experimentais de Duchenne de Boulogne e Darwin. À primeira vista, as imagens no écran pareciam imóveis, mas alguns segundos depois elas começavam quase imperceptivelmente a se moverem. O espectador se dava conta, então, que na realidade as imagens estavam sempre em movimento e que a extrema lentidão da projeção, dilatando o momento temporal, fizeram com que parecessem imóveis.Descargas
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Publicado
2012-07-15
Cómo citar
Primo Gadelha, R. C. (2012). DA DANÇA FANTASMATA: CALEIDOSCÓPIO DO CORPO. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 3(1). https://doi.org/10.36517/psg.v3i1.1146
Número
Sección
Artigos Livres
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