Título Padrão

as gradações das vozes over no documentário O País de São Saruê

Autores/as

  • Universidade Federal da Bahia
  • Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.36517/psg.v13i0.71072

Resumen

Este artigo investiga as variações estilísticas e assertivas das vozes over no documentário O país de São Saruê (1971/2004), de Vladimir Carvalho. Tomando como referência o modo de análise fílmica interna proposto por Aumont e Marie (2009), bem como os estudos de Renan Paiva Chaves (2015/2019) sobre o uso da voz over no documentário clássico, buscamos compreender o comentário em O país de São Saruê, identificando os variados modos pelos quais ele se apresenta, e como se relaciona com as imagens no sentido de buscar uma alteridade, identificando-se com o outro. Os resultados do estudo mostram que há uma polifonia narrativa que colabora com a não tipificação do sujeito nordestino, fazendo emergir a cultura oral nordestina como um todo no documentário, com músicas, poesias e toadas que vão dialogando com as imagens, sem prescindir da função informativa e educativa da voz over.

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Biografía del autor/a

, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Bolsista Capes. 40130-000. Salvador (BA), Brasil.

, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Antropologia Fílmica pela Université Paris OuestNanterre (França), professor da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA. 40170-115. Salvador (BA), Brasil.

Publicado

2022-10-14

Cómo citar

Martins, R. S., & Serafim, J. F. (2022). Título Padrão: as gradações das vozes over no documentário O País de São Saruê. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 13, 1–25. https://doi.org/10.36517/psg.v13i0.71072

Número

Sección

Artigos Livres