Título Padrão

Autori

DOI:

https://doi.org/10.36517/psg.v16i1.96075

Parole chiave:

Melancolia; Nostalgia; Saudade; Viagem.

Abstract

Este artigo pretende investigar o longa-metragem de ficção Tabu (2012), do realizador português Miguel Gomes. O objetivo aqui proposto não é o de análise fílmica, em seu estado mais convencional, mas sim uma abordagem cultural da obra, a partir de conceitos e teorias que abarquem pensamentos sobre temas que envolvam questões a respeito da memória, nostalgia e melancolia. Há o intuito também de pensar sobre como esses elementos tecem uma paisagem emotiva calcada em um ideal romantizado e fabuloso dessas memórias coloniais. Refletimos, ainda, sobre a flexibilidade do caráter nostálgico e melancólico das coisas, e como esta “viagem” por temporalidades diversas produz uma sorte de universo paralelo, inventado, sendo ele habitado por signos e símbolos que remetem a um tal sentimento da saudade.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Renato Souto Maior, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Bacharel em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM), na linha de Estéticas da Imagem e do Som, pela mesma instituição. É doutorando do Programa de Pós-Graduação em Multimeios, do Instituto de Artes, da Universidade de Campinas (Unicamp). Tem pesquisado nos últimos anos a respeito de temas e conceitos que envolvem e abarcam áreas sobre melancolia, nostalgia, anacronismo, paisagem e cinema de viagem. Seu trabalho atual lida com investigações em torno dos gêneros cinematográficos, como o musical e o melodrama, a partir do cinema brasileiro contemporâneo, dentro de uma abordagem do artifício e do excesso. Também trabalha com roteiro, tendo aprovado alguns projetos em editais de audiovisual e cultura nos últimos anos.

Riferimenti bibliografici

AGAMBEN, Giorgio. Estâncias – a palavra e o fantasma na cultura ocidental. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012.

ANDRENSEN, Sophia de Mello Breyner. Obra poética II. Lisboa: Caminho, 1998.

BARBOSA, André Antônio. Nostalgia e melancolia nos cinemas de Philippe Garrel e Sofia Copola. 2013. 136 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) –, Centro de Artes e Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2013.

BAZIN, André. O que é o cinema? São Paulo: Ubu Editora, 2018.

BOWRING, Jackie. Melancholy and the Landscape. London; New York: Routledge, 2016.

BOYM, Svetlana. The Future of Nostalgia. New York: Basic Books, 2001.

BRUNO, Giuliana. Atlas of Emotion: Journeys in Art, Architecture and Film. London: Verso, 2002.

DA SILVA, Maria Duccini Junqueira. O passado inabordável e a necessidade de imaginação: Tabu, de Miguel Gomes. Revista Novos Olhares, São Paulo, v. 2, n. 4, p. 27-36, 2015.

FAULKNER, Sally. Cinephilia and the Unrepresentable in Miguel Gomes “Tabu (2012)”. Bulletin of Spanish Studies, v. 92, n. 3, pp. 341-36, 2015.

FREUD, Sigmund. Luto e melancolia. São Paulo: Editora Cosac Naify, 2014.

GILROY, Paul. Postcolonial Melancholia. New York: Columbia University Press, 2006.

GOMES, Miguel. The Pact: Miguel Gomes on Cinema and Tabu. Filmmaker Magazine: 26 dec. Entrevista concedida a Zachary Wigon. Disponível em: http://filmmakermagazine.com/61331-the-pact-miguel-gomes-on-cinema-and-tabu/. Acesso em: 28.jul.2001.

HUTCHEON, Linda. Irony, nostalgia, and the postmodern. In: Methods for the study of literature as cultural memory. Brill, 2000. p. 189-207.

LAMAS, Maria Paula. Reflexões sobre a saudade. Lisboa: Impressão José Fernandes, 2003.

NAGIB, Lúcia. Colonialism as fantastic realism in Tabu. In: Contemporary Portuguese Cinema: Globalizing the Nation, 2017. Londres: I.B.Tauris, 2017.

PERES, Urania Tourinho. Luto e melancolia. São Paulo: Editora Cosac Naify, 2014.

PRYSTHON, Ângela. Cinema, cidades e memória. Cadernos de Estudos Culturais, Pioneiros, v. 5, n. 10, p. 24-42, 2013.

WILLIAMS, Linda. Film bodies: Gender, genre, and excess. Film quarterly, v. 44, n. 4, p. 2-13, 1991.

##submission.downloads##

Pubblicato

2025-11-04

Come citare

Souto Maior, R. (2025). Título Padrão. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 16(1), 44–63. https://doi.org/10.36517/psg.v16i1.96075

Fascicolo

Sezione

Dossiê "Sobre a Melancolia. Estranhezas entre a Estética e a Política"