A fotografia amadora no México: por uma história plural da fotografia

Auteurs

  • Priscila Miraz de Freitas Grecco UFRB

DOI :

https://doi.org/10.36517/psg.v10i2.43071

Résumé

O presente artigo busca apresentar a produção de fotógrafos amadores na Cidade do México na primeira metade do século XX, tendo como direcionamento pensar a história da fotografia para além de “la mirada opulenta”, como nos aponta o pesquisador mexicano José Antonio Rodríguez, referindo-se a uma história da fotografia que se detém nos grandes nomes e nos grandes movimentos com base em um modelo europeu de estruturação dessa história, que vê em algumas produções latino-americanas como obras menores e/ou de procedência exótica. Passando pelos fotógrafos anônimos que circulavam pelas ruas da cidade na década de 1920, pelos pictorialistas amadores das primeiras agremiações, pelos que trabalhavam em estúdios, a formação do Club Fotográfico de México e a criação de arquivos para esse material, temos a intensão de ressaltar as possibilidades de pesquisa da fotografia latino-americana partindo de fotógrafos locais, da possibilidade de uma micro-história da fotografia que abra espaço para a criação visual fotográfica sempre plural, para as variadas formas das histórias da fotografia.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Priscila Miraz de Freitas Grecco , UFRB

Professora de História da Arte da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, no Centro de Artes, Humanidades e Letras - CAHL. Possui doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista/ Assis (2016), com ênfase em história da fotografia em estudo comparado de fotoclubes no Brasil e no México, com período de estudos no México, na Universidad Autónoma Metropolitana - UAM - Azcapotzalco. Mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista/ Assis (2010), com ênfase nas relações entre história e literatura em suavertente ensaio. A dissertação foi publicada em livro no ano de 2012 com o título De uma máscara a outra: a questão da identidade em El laberinto de la soledad, de Octavio Paz. Graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000).

Téléchargements

Publiée

2019-12-15

Comment citer

Grecco , P. M. de F. (2019). A fotografia amadora no México: por uma história plural da fotografia. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 10(2), 118–139. https://doi.org/10.36517/psg.v10i2.43071

Numéro

Rubrique

Artigos Livres