Título Padrão

a estética-política (en)cantada dos videoclipes de Linn da Quebrada

Auteurs

  • Ed Ney Borges Dias UFC

DOI :

https://doi.org/10.36517/psg.v14i1.85320

Résumé

Autonomeada travesti preta e artista multimídia, Linn da Quebrada produz na cena contemporânea brasileira obras audiovisuais que denunciam e reagem a opressões de um cistema – sistema cissexista (VERGUEIRO, 2015) – heteronormativo branco. Para Linn da Quebrada, sua arte age como um feitiço na materialização de novos modos de pensar/sentir e na criação de fissuras nos imaginários de uma cisgeneridade racista, heterossexista e patriarcal. Esta pesquisa conjura reflexões sobre a estética-política (en)cantada da artista e entende seus videoclipes como feitiços audiovisuais, atuantes na promoção de vida trans e negra no contexto brasileiro. Aqui o feitiço é compreendido como uma tecnologia insurgente de intervenção na realidade social acionada por mulheres negras (RAMOS, 2020) – ou, de modo mais amplo, mulheridades – para enfrentar a plantação de mortandade do desencanto colonial (SIMAS; RUFINO, 2020). Absolutas (2017), blasFêmea | Mulher (2017), Serei A (2017) e Oração (2019) são as obras analisadas, com uma perspectiva metodológica pensada a partir do tripé performance-espaço-tempo (SOARES, 2012) e de uma abordagem interseccional (CRENSHAW, 2002; COLLINS, 2017). Com seus feitiços audiovisuais, Linn da Quebrada fortalece pessoas negras trans, queer (ou cuir numa torção abrasileirada do termo anglófono) e dissidentes sexuais e de gênero em seus processos cotidianos de (r)existências (AMORIM, 2019) e de cura de feridas traumáticas coloniais (KILOMBA, 2019). Os trabalhos da artista, funcionam, então, como estratégias comunicativas, baseadas na constituição de vínculos, que articulam sons, imagens, palavras e corpos para criar memórias coletivas e possibilidades audiovisuais de vida preta e travesti no Brasil.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Ed Ney Borges Dias, UFC

Mestre em Comunicação (julho de 2021), na área de Fotografia e Audiovisual, pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo (2015), também pela UFC. Graduação interrompida em Cinema e Audiovisual (2016-2018), também pela UFC. Autor do livro-reportagem de perfis "Trans Olhares: Duas histórias de vida de pessoas trans em Fortaleza" (obra ainda não publicada). Interesses de pesquisa: dissidências sexuais e de gênero, artivismos, negridade, decolonialidade, arte contemporânea e audiovisual. Realizador audiovisual, editor, pesquisador de documentários e artista visual. Corpo, gênero, sexualidade, racialidade e história familiar são temas que atravessam meus trabalhos artísticos.

Publiée

2023-06-18

Comment citer

Dias, E. N. B. (2023). Título Padrão: a estética-política (en)cantada dos videoclipes de Linn da Quebrada. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 14(1), 131–133. https://doi.org/10.36517/psg.v14i1.85320

Numéro

Rubrique

Resumos de Teses e Dissertações