O direito de nascer da fealdade

uma análise da construção da protagonista na franquia “Betty, a feia”

Autores

  • Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.36517/psg.v15i.91855

Resumo

Esta pesquisa busca compreender as implicações do chamado “uniforme da fealdade” na construção da protagonista da franquia “Betty Feia”. Notando que os elementos óculos, aparelho dentário, franja e figurino criam uma identidade visual para a personagem, algo replicado em praticamente todas as adaptações da obra original. Com o intuito de refletir sobre as construções da protagonista em três versões – “Yo Soy Betty, la Fea”, “Ugly Betty” e “Betty en NY”, James Phelan é convocado por ocasião de suas contribuições sobre as dimensões miméticas, sintéticas e temáticas das personagens e os significados ideológicos presentes nessa construção. Como resultado, percebeu-se que o uso – e posterior abandono – desse uniforme contribuiu para tematizar a transformação interna e externa da personagem. No entanto, cada versão o faz em seu mundo possível, dados os respectivos temas narrativos abordados e a distância temporal entre as versões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

, Universidade Federal de Minas Gerais

Tem formação técnica em Teatro, bacharelado em Jornalismo e pós-graduação em Comunicação. Cursa Artes Cênicas na UFRJ. Tem experiência em Estudos de Televisualidades, Comunicação, América Latina, performatividades LGBTQIAPN+ e Teatro do Oprimido e Narrativas Autoficcionais.

Downloads

Publicado

2024-11-28

Como Citar

Colarés, D. M. (2024). O direito de nascer da fealdade: uma análise da construção da protagonista na franquia “Betty, a feia” . Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 15, 1–19. https://doi.org/10.36517/psg.v15i.91855

Edição

Seção

Artigos Livres