Escritas melancólicas de gênero em Judith Butler e Édouard Louis
DOI:
https://doi.org/10.36517/psg.v16i1.96243Palavras-chave:
Melancolia de Gênero; Escritas de Si; Judith Butler; Estética da Melancolia; Édouard Louis.Resumo
Este texto procura abordar escritas que são mobilizadas para enfrentarem ou elaborarem estados melancólicos de gênero. Nosso intento é a partir de escritas como de Judith Butler e Édouard Louis destacar uma face criativa e ético-política da melancolia, ao passo que trazem a possibilidade de encetar tanto um processo de apropriação das narrativas de si, como de crítica às referências opressoras advindas de uma heteronormatividade. O ato de escrita no que envolve os problemas de gênero apresenta-se aqui como uma artesania melancólica que busca responder à reconstrução de vidas muitas vezes arruinadas por um passado de apagamentos e de amores violentados por uma normatividade heterossexual.
Downloads
Referências
AYOUCH, T. A raça no divã. Salvador: Devires, 2025.
AYOUCH, T. Psicanálise & Homossexualidades: teoria, clínica, biopolítica. Curitiba: CRV, 2015.
BENJAMIN, W. Origem do drama trágico alemão. Trad: João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
BUTLER, J. A vida psíquica do poder: teorias da sujeição. Trad: Rogério Bettoni. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.
BUTLER, J. Corpos em aliança e a política das ruas. Notas para uma teoria performativa da assembleia. Trad: Fernanda Siqueira e Carla Rodrigues. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.
BUTLER, J. Corpos que Importam: os limites discursivos do sexo. Trad: Verônica Daminelli e Daniel Yago Françoli. São Paulo: N-1; Crocodilo, 2019.
BUTLER, J. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Trad: Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.
ERIBON, D. Reflexões sobre a questão gay. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2008.
FREUD, S. Luto e Melancolia. Trad: Marilene Carone. São Paulo: Cosac Naify, 2011a.
FREUD, S. O eu e o id, “autobiografia” e outros textos. In: Obras completas de Sigmund Freud (vol. 16). Trad: Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2011b.
FREUD, S. O infamiliar e outros escritos; seguido de O homem da areia, de E.T.A. Hoffmann. Trad: Ernani Chaves, Pedro Heliodoro Tavares e Romero Freitas. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
KVELLER, D. Dissidências sexuais, temporalidades queer: uma crítica ao imperativo do progresso e do orgulho. Salvador: Devires, 2022.
LOUIS, É. Mudar: Método. Trad: Marília Scalzo. São Paulo: Todavia, 2024.
RODRIGUES, C. O luto entre clínica e política: Judith Butler para além do gênero. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.
STEPHAN, C. L. Notas sobre o amor e a melancolia: da estrutura à resistência. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 28, n. 2, p. 1-13, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Regiane Lorenzetti Collares, Luis Celestino de França Júnior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
