Retratos da dor

a jornada anti-heróica em quatro filmes de ídolos do rock - uma homenagem a Henrique Codato

Autori

  • Simone Mary Alexandre Gadelha Instituto Dragão do Mar

DOI:

https://doi.org/10.36517/psg.v11i1.59999

Abstract

Os(as) artistas abordados(as) neste trabalho têm em comum o talento de gênio e o destino trágico traçado em uma trajetória de transgressão. A história de cada um(a) é contada no cinema sob diferentes abordagens, que se utilizam do documentário, da cinebiografia e do filme de livre inspiração. Discorremos sobre essas formas de compor a obra cinematográfica tendo como suporte as teorias de Jean-Louis Comolli, assim como também estudos de Freud, entre outros, no que concerne ao sofrimento psicológico de cada um (uma): Amy Winehouse, Janis Joplin, Ian Curtis e Kurt Cobain.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Simone Mary Alexandre Gadelha, Instituto Dragão do Mar

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (1984). Mestra em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação da UFC, PPGCOM (2018) e coordenadora do Laboratório de Música da Escola Porto Iracema das Artes do Instituto Dragão do Mar (a partir de 2014).

##submission.downloads##

Pubblicato

2020-07-04

Come citare

Gadelha, S. M. A. (2020). Retratos da dor: a jornada anti-heróica em quatro filmes de ídolos do rock - uma homenagem a Henrique Codato. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 11(1), 10–21. https://doi.org/10.36517/psg.v11i1.59999

Fascicolo

Sezione

In Memoriam