Título Padrão

a dimensão semiótica da comunicação publicitária

Autori

  • Universidade Lusófona do Porto

DOI:

https://doi.org/10.36517/psg.v12i2.70941

Abstract

Resumo: Neste artigo procura-se analisar o contributo dos elementos semióticos nas narrativas publicitárias. Partindo do conceito de signo, das ordens de significação enunciadas por Roland Barthes e dos elementos da narratologia enunciados por Greimas, analisam-se spots de três marcas, com o objetivo de desvendar a importância da semiose na comunicação publicitária, enquanto sistema que coabita com outros sistemas que compõem a sociedade e que, desta forma, aportam sentido à vida humana e contribuem para que o consumidor encontre o seu próprio lugar nas suas narrativas de vida.

Este artigo teve como base uma parte da investigação da tese de doutoramento da autora deste trabalho.

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Biografia autore

, Universidade Lusófona do Porto

Maria Belém Reis Serra Pereira Ribeiro. Concluiu Ciências da Literatura - Literaturas Africanas de Língua Portuguesa pela Universidade do Minho em 2010. Publicou 3 artigos em revistas especializadas, possui 2 livros publicados. Participou em 31 eventos em Portugal. Recebeu 2 prémios e/ou homenagens.

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Pubblicato

2022-02-16

Come citare

Ribeiro, M. B. (2022). Título Padrão: a dimensão semiótica da comunicação publicitária . Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 12(2), 75–96. https://doi.org/10.36517/psg.v12i2.70941

Fascicolo

Sezione

Dossiê Semiótica e Culturas da Comunicação