Projeto re-historiando vidas: estágio em psicologia jurídica e seus desafios no sistema prisional / Project re-historian lives: internship in legal psychology and its challenges in the prison system

Auteurs

  • Marianna Matos Santos Faculdade de Tecnologia e Ciências de Vitória da Conquista - FTC
  • Bruna Annette Oliveira Alcântara Silva Faculdade de Tecnologias e Ciências
  • Ivana Patrícia Almeida da Silva Faculdade de Tecnologias e Ciências

DOI :

https://doi.org/10.36517/revpsiufc.11.1.2020.15

Résumé

Este artigo relata a realização do Projeto Re-Historiando vidas, na área da Psicologia Jurídica. O projeto foi desenvolvido ao longo de seis encontros no Presídio Nilton Gonçalves, no município de Vitória da Conquista, e teve como objetivo promover por meio do encontro com o grupo a reflexão a ressignificação das narrativas de vida dos internos do Módulo da Laborativa. Como estratégia metodológica foi utilizada uma adaptação da dinâmica da Árvore da Vida abrangendo temas que abordassem a vida como uma combinação das experiências passadas, das vivências do presente e dos objetivos e sonhos para o futuro. De modo geral, o projeto foi avaliada como satisfatório e relevante naquele espaço, uma vez que promovia a reflexão sobre os mais diversos temas, a interação grupal, auxiliava no descolamento dos sujeitos dos seus “problemas”, trabalhava com a construção de projetos de vida com os internos, repensando as possibilidades, as dificuldades e os desejos dos participantes do grupo e contribuiu para a ressignificação das histórias de vida dos internos. 

 

Palavras-chave: Psicologia jurídica; sistema prisional; ressignificação.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographies des auteurs

  • Marianna Matos Santos, Faculdade de Tecnologia e Ciências de Vitória da Conquista - FTC

    Graduanda em Psicologia pela Faculdade de Tecnologias e Ciências -FTC e Pós-graduanda em Saúde Coletiva.

  • Bruna Annette Oliveira Alcântara Silva , Faculdade de Tecnologias e Ciências

    Graduanda em Psicologia pela Faculdade de Tecnologias e Ciências - FTC.

  • Ivana Patrícia Almeida da Silva, Faculdade de Tecnologias e Ciências

    Psicóloga. Doutoranda pelo Programa de Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo da Universidade Federal da Bahia. Docente da Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC.

Publiée

2020-01-01

Numéro

Rubrique

Relatos de Experiência

Comment citer

Projeto re-historiando vidas: estágio em psicologia jurídica e seus desafios no sistema prisional / Project re-historian lives: internship in legal psychology and its challenges in the prison system. (2020). Revista De Psicologia, 11(1), 198-203. https://doi.org/10.36517/revpsiufc.11.1.2020.15