Título Padrão

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.36517/revpsiufc.13.1.2022.6

Mots-clés :

Psicanálise; discurso do capitalista; sujeito; consumo.

Résumé

Este artigo propõe refletir sobre o filme “Eles Vivem” (Carpenter, 1988), do diretor John Carpenter, considerando as formulações de Freud e Lacan sobre a constituição do sujeito e o desenvolvimento lacaniano sobre o discurso do capitalista. Carpenter, em sua obra cinematográfica, nos apresenta o capitalismo sobre a ótica da classe trabalhadora que sofre com os efeitos causados pelo sistema. Busca-se, neste estudo, abordar, a partir da teoria psicanalítica em articulação com o cinema, a relação do sujeito com os objetos de consumo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

, Universidade Veiga de Almeida

Psicóloga. Especialista em Teoria Psicanalítica e Prática Clínico-Institucional pela Universidade Veiga de Almeida.

, Universidade Veiga de Almeida

Psicanalista, membro do Fórum Rio da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campos Lacaniano. Docente do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Psicanálise, Saúde e Sociedade e coordenador do Curso de Pós-graduação lato sensu em Teoria Psicanalítica e Prática Clínico-Institucional, ambos da Universidade Veiga de Almeida. Professor do curso de especialização em Psicologia Clínica da PUC-Rio. Editor chefe da Revista Stylete Lacaniano. Editor adjunto das Revistas Trivium - Estudos Interdisciplinares e Marraio.

Publiée

2022-01-01

Comment citer

Oliveira Rocha, N., & Teixeira Loures, J. M. . (2022). Título Padrão. Revista De Psicologia, 13(1), 72–80. https://doi.org/10.36517/revpsiufc.13.1.2022.6