#Você: uma revisão de literatura sobre selfies e personalidade / #You: a literature review on selfies and personality

Autores

Resumo

As selfies são fotos tiradas sozinho ou com outros e compartilhadas nas redes sociais, e atualmente superaram a função de apenas ser um registro de momentos e passaram a ser uma forma de comunicação. Considerando essa importância na cultura atual, o objetivo deste estudo foi compreender as relações entre selfies e personalidade, através de uma revisão de literatura. Foram considerados estudos em inglês e português publicados nos últimos 10 anos nas bases de dados ScienceDirect, Scielo, Pepsic, Lilacs e BVS, sendo localizados a partir dos critérios estabelecidos um total de 7 artigos (todos em inglês). Os resultados indicaram uma constante associação positiva entre o narcisismo e diversos comportamentos individuais de postagem de selfies, enquanto os cinco grandes fatores de personalidade pareceram estar mais relacionados a comportamentos sociais nessa atividade. A partir do que é observado, demonstra-se a importância de desenvolver pesquisas acerca do tema no contexto brasileiro.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

, Universidade Federal da Paraíba

Estudante de graduação de Psicologia, afiliada ao Laboratório de Psicologia da Mídia.

, Universidade Federal da Paraíba

Possui Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (PSTO) pela Universidade de Brasília (UnB, 2012), Mestrado em Psicologia (Psicologia Social, UFPB, 2004), Formação em Psicologia (UFPB, 2005) e Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB, 2001). Tem experiência em Psicologia, com ênfase em Processos Grupais e de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: letras de músicas, preferência musical, atitudes, validade de medidas psicológicas, comportamentos antissociais e pró-sociais. Atualmente é Professor Adjunto III do Departamento de Psicologia e da Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade Federal da Paraíba. Tem contribuído como revisor de revistas internacionais como Personality and Individual Differences, SAGE Open, Interamerican Journal of Psychology e Substance Use & Misuse e nacionais como Estudos de Psicologia (Campinas), Psicologia: Reflexão & Crítica, Psicologia: Teoria & Pesquisa e Jornal Brasileiro de Psiquiatria. Publicou 56 artigos científicos em revistas indexadas e 2 artigos em revistas de divulgação científica, sendo a maioria de psicologia. Organizou 3 livros de psicologia social e publicou 9 capítulos. Concedeu entrevistas para a TV, rádio e jornal impresso. (Texto informado pelo autor)

 

, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando e Mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba e Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Piauí. Atualmente integra o Laboratório de Psicologia da Mídia (LPM), coordenado pelo Professor Dr. Carlos Eduardo Pimentel. Alguns interesses em pesquisas são: efeitos cognitivos e sociais de jogos virtuais, valores humanos, psicometria e avaliação psicológica.

 

Referências

Annisette, L., & Lafreniere, K. (2017). Social media, texting, and personality: A test of the

shallowing hypothesis. Personality and Individual Differences, 115, 154-158. doi:

https://doi.org/10.1016/j.paid.2016.02.043.

Campbell, W. K., Brunell, A. B., & Finkel, E. J. (2006). Narcissism, interpersonal

self-regulation, and romantic relationships: An agency model approach. In: Self and

Relationships: Connecting Intrapersonal and Interpersonal Processes, 57-83.

Choi, T., Sung, Y., Lee, J., & Choi, S. (2017). Get behind my selfies: The Big Five traits and

social networking behaviors through selfies. Personality and Individual Differences,

, 98-101. doi: https://doi.org/10.1016/j.paid.2016.12.057.

Cohen, D. (2016). Selfies, narcissism and social media (Infográfico). Retrieved from:

http://www.adweek.com/digital/rawhide-selfies-infographic/.

Dihr, A., Pallesen, S., Torsheim, T., & Andreassen, C. (2016). Do age and gender-related

differences exist in selfie-related behaviours? Computers in Human Behavior, 63,

–555. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.chb.2016.05.053.

Foster, J. D., & Trimm, R. F. (2008). On being eager and uninhibited: Narcissism and

approach-avoidance motivation. Personality and Social Psychology Bulletin, 34,

-1017. doi: 10.1177/0146167208316688.

Fox, J., & Rooney, M. (2015). The Dark Triad and trait self-objectification as predictors of

men’s use and self-presentation behaviors on social networking sites. Personality and

Individual Differences, 76, 161-165. doi: https://doi.org/10.1016/j.paid.2014.12.017.

Gerson, J., Plagnol, A., & Corr, P. (2016). Subjective well-being and social media use: Do

personality traits moderate the impact of social comparison on Facebook? Computers

in Human Behavior, 63, 813-822. doi: https://doi.org/10.1016/j.chb.2016.06.023.

Goldberg, L. R. (1990). An alternative "description of personality": The Big-Five factor

structure. Journal of Personality and Social Psychology, 59, 1216-1229. doi:

http://dx.doi.org/10.1037//0022-3514.59.6.1216

Guo, M., Liu, R., Ding, Y., Hu, B., Zhen, R., Liu, Y., & Jiang, R. (2018). How are

extraversion, exhibitionism, and gender associated with posting selfies on WeChat

friends' circle in Chinese teenagers? Personality and Individual Differences, 127,

-116. doi: https://doi.org/10.1016/j.paid.2018.01.042.

Hines, N. (2016). Selfie trend put into perspective: The total number of selfie-related

deaths since 2014 (Retrieved from) http://all-that-is-interesting.com/selfie-deaths

Hughes, D. J., Rowe, M., Batey, M., & Lee, A. (2012). A tale of two sites: Twitter vs.

Facebook and the personality predictors of social media usage. Computers in Human

Behavior, 28, 561–569. doi: https://doi.org/10.1016/j.chb.2011.11.001

Kim, J., & Chock, T. (2017). Personality traits and psychological motivations predicting selfie

posting behaviors on social networking sites. Telematics and Informatics, 34 (5),

-571. doi: https://doi.org/10.1016/j.tele.2016.11.006

March, E., & McBean, T. (2018). New evidence shows self-esteem moderates the relationship

between narcissism and selfies. Personality and Individual Differences, 130, 107-111.

doi: https://doi.org/10.1016/j.paid.2018.03.053.

McCain, J., Borg, Z., Rothenberg, A., Churillo, A., Weiler, P., & Campbell, W. (2016).

Personality and selfies: Narcissism and the Dark Triad. Computers in Human

Behavior, 64, 126-133. doi: https://doi.org/10.1016/j.chb.2016.06.050.

Paulhus, D. L, & Williams, K. M. (2002). The Dark Triad of personality: Narcissism,

Machiavellianism, and psychopathy. Journal of Research in Personality, 36, 556–563.

doi: https://doi.org/10.1016/S0092-6566(02)00505-6

Qiu, L., Lu, J., Yang, S., Qu, W., & Zhu, T. (2015). What does your selfie say about you?

Computers in Human Behavior, 52, 443–449. doi:

https://doi.org/10.1016/j.chb.2015.06.032

Sabiniewicz, A., Borkowska, B., Serafinska, K., & Sorokowski, P. (2017). Is love related to

selfies? Romantic selfie posting behavior and love levels among women and men.

Personality and Individual Differences, 111, 297-300. doi:

https://doi.org/10.1016/j.paid.2017.02.038.

Santos, F. (2016). As faces da selfie: Revelações da fotografia social. Revista Brasileira de

Ciências Sociais, 31 (92), 1-16. doi: 10.17666/319202/2016

Shin, Y., Kim, M., Im, C., & Chong, S. (2017). Selfie and self: The effect of selfies on

self-esteem and social sensitivity. Personality and Individual Differences, 111,

-145. doi: https://doi.org/10.1016/j.paid.2017.02.004.

Sorokowska, A., Oleszkiewicz, A., Frackowiak, T., Pisanski, K. Chmiel, A., & Sorokowski, P.(2016). Selfies and personality: Who posts self-portrait photographs? Personality and Individual Differences, 90, 119-123. doi:

https://doi.org/10.1016/j.paid.2015.10.037.

Sorokowski, P., Sorokowska, A., Oleszkiewicz, A., Frackowiak, T., Huk, A., & Pisanski, K.

(2015). Selfie posting behaviors are associated with narcissism among men.

Personality and Individual Differences, 85, 123-127. doi:

https://doi.org/10.1016/j.paid.2015.05.004

Sulaimanova, M., & Sulaimanov, R. (2017). Selfie as a method of perception of the

virtual environment. European Psychiatry, 41, 705. doi:

https://doi.org/10.1016/j.eurpsy.2017.01.1255

Stiglbauber, B., & Weber, S. (2018). A picture paints a thousand words: The influence of

taking selfies on place identification. Journal of Environmental Psychology, 58, 18-26.

doi: https://doi.org/10.1016/j.jenvp.2018.07.007

Sung, Y., Lee, J., Kim, E., & Choi, S. (2016). Why we post selfies: Understanding motivations for posting pictures of oneself. Personality and Individual Differences, 97, 260-265. doi: https://doi.org/10.1016/j.paid.2016.03.032.

Tsai, T., Chang, H., Chang, Y., & Chang, Y. (2017). Personality disclosure on social network

sites: An empirical examination of differences in Facebook usage behavior, profile

contents and privacy settings. Computers in Human Behavior, 76, 469-482. doi:

https://doi.org/10.1016/j.chb.2017.08.003.

Vaate, A., Veldhuis, J., Alleva, J., Konjin, E., & Hugten, C. (2018). Show your best self(ie):

An exploratory study on selfie-related motivations and behavior in emerging

adulthood. Telematics and Informatics, 35 (5), 1392-1407. doi:

https://doi.org/10.1016/j.tele.2018.03.010

Weiser, E. B. (2015). #Me: Narcissism and its facets as predictors of selfie-posting

frequency. Personality and Individual Differences, 86, 477–481. doi:

https://doi.org/10.1016/j.paid.2015.07.007

Whaite, E., Shensa, A., Sidani, J., Colditz, J., & Primack, B. (2018). Social media use,

personality characteristics, and social isolation among young adults in the United

States. Personality and Individual Differences, 124, 45-50. doi:

https://doi.org/10.1016/j.paid.2017.10.030

Publicado

2019-07-01

Como Citar

Santos, I. S., Pimentel, C. E., & Mariano, T. E. (2019). #Você: uma revisão de literatura sobre selfies e personalidade / #You: a literature review on selfies and personality. Revista De Psicologia, 10(2), 189–201. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/33535