Avaliação dos registros de enfermagem sobre ressuscitação cardiopulmonar baseada no modelo Utstein

Autores

  • Daiane Lopes Grisante
  • Andrea Braz Vendramini Silva
  • Andrea Cotait Ayoub
  • Renata Guzzo Souza Belinelo
  • Priscila Sete de Carvalho Onofre
  • Camila Takao Lopes

Palavras-chave:

Cuidados de Enfermagem, Avaliação em Enfermagem, Pesquisa em Avaliação de Enfermagem, Parada Cardíaca, Registros de Enfermagem.

Resumo

Estudo transversal que avaliou a qualidade dos registros de enfermagem sobre ressuscitação cardiopulmonar. Foram revisados 42 prontuários de pacientes em uma unidade de terapia intensiva, utilizando o protocolo Utstein. Houve predomínio de homens (54,8%), idade de 21 a 70 anos (38,1%), correção de cardiopatias adquiridas (42,7%), com mais de um dispositivo pré-existente (147). Como causa imediata de parada cardiorrespiratória, predominou hipotensão (48,3%) e como ritmo inicial, bradicardia (37,5%). Apenas a hora do óbito e hora da parada foram registradas em 100% da amostra. Não foi registrado treinamento dos profissionais em Suporte Avançado de Vida. As causas da parada e ritmo inicial foram registrados em 69% e 76,2% da amostra. Compressões torácicas, obtenção de vias aéreas pérvias e desfibrilação foram registradas em menos de 16%. Os registros foram considerados de baixa qualidade, podendo incorrer em sanções legais aos profissionais e não permitindo a comparação da efetividade das manobras com outros centros.

 

Downloads

Publicado

2013-12-08

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Como Citar

1.
Avaliação dos registros de enfermagem sobre ressuscitação cardiopulmonar baseada no modelo Utstein. Rev Rene [Internet]. 8º de dezembro de 2013 [citado 3º de fevereiro de 2026];14(6). Disponível em: https://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3736