Motivações de docentes aposentados ao retorno às atividades laborais em uma universidade pública

Autores

  • Ana Cláudia Souto Santos Universidade Estadual de Londrina
  • Benedita Gonçalves de Assis Ribeiro
  • Júlia Trevisan Martins
  • Maria José Quina Galdino
  • Maria Lúcia do Carmo Cruz Robazzi
  • Renata Perfeito Ribeiro

Palavras-chave:

Docentes, Aposentadoria, Trabalho.

Resumo

Objetivo: compreender as motivações de docentes de uma universidade pública ao retornarem à docência após a aposentadoria. Métodos: estudo qualitativo realizado com 13 docentes de uma universidade pública, que retornaram às atividades laborais após estarem aposentados. Dados coletados por entrevistas semiestruturadas e analisados por meio da análise de conteúdo. Resultados: emergiram quatro categorias: saudades do contato com alunos, acréscimo financeiro, auge na carreira e vivenciando o ócio e a doença. Conclusão: os docentes retornaram para a mesma atividade laboral após a aposentadoria pelo desejo de permanecer vivenciando os sentimentos de bem-estar que o trabalho proporciona, bem como prevenir o adoecimento decorrente de sua falta.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria José Quina Galdino
    Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná, Brasil. Professor Assistente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Bandeirantes, Paraná, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-08-04

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Como Citar

1.
Santos ACS, Ribeiro BG de A, Martins JT, Galdino MJQ, Robazzi ML do CC, Ribeiro RP. Motivações de docentes aposentados ao retorno às atividades laborais em uma universidade pública. Rev Rene [Internet]. 4º de agosto de 2016 [citado 21º de fevereiro de 2026];17(4):561-8. Disponível em: https://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4962