Luto materno: dor e enfrentamento da perda de um bebê

Autores/as

  • Beatriz Gonçalves Lopes Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Pollyanna Kássia de Oliveira Borges Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Clóris Regina Blanski Grden Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Carlos Eduardo Coradassi Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Cibele de Moura Sales Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
  • Nauristela Ferreira Paniago Damasceno Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul.

Palabras clave:

Mortalidade Infantil, Pesar, Relações Mãe-Filho.

Resumen

Objetivo: compreender como mães vivenciaram a experiência de luto de seus bebês. Métodos: estudoqualitativo, realizado com nove mães que vivenciaram a perda de uma criança menor de um ano. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e os relatos foram organizados utilizando o Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: indicaram a complexidade e as dificuldades do processo de luto, implicando um luto que perdurava, mas que poderia ser superado através da espiritualidade e do apoio familiar. Evidenciaram ainda a ausência de apoio dos serviços de saúde. Conclusão: apesar de o luto ser um processo complexo e peculiar, as mães apontaram a importância da espiritualidade e do apoio de seus familiares, mas destacaram a falta de apoiodos serviços de saúde.

Biografía del autor/a

  • Beatriz Gonçalves Lopes, Universidade Estadual de Ponta Grossa
    Mestranda do Programa de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Graduada em Bacharelado em Enfermagem.
  • Pollyanna Kássia de Oliveira Borges, Universidade Estadual de Ponta Grossa
    Dentista. Doutora em Saúde Coletiva. Professora Adjunta. Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Ponta Grossa–PR-Brasil.
  • Clóris Regina Blanski Grden, Universidade Estadual de Ponta Grossa
    Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta. Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Ponta Grossa–PR-Brasil.
  • Carlos Eduardo Coradassi, Universidade Estadual de Ponta Grossa
    Médico veterinário. Mestre em Saúde Pública. Professor. Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) Ponta Grossa–PR-Brasil.
  • Cibele de Moura Sales, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
    Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde. Professora Adjunta. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Dourados-MS-Brasil.
  • Nauristela Ferreira Paniago Damasceno, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul.
    Psicóloga. Mestre em Ensino e Saúde. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Dourados-MS-Brasil.

Publicado

2017-08-21

Número

Sección

Carta ao Editor

Cómo citar

1.
Luto materno: dor e enfrentamento da perda de um bebê. Rev Rene [Internet]. 2017 Aug. 21 [cited 2026 Feb. 5];18(3):307-13. Available from: https://periodicos.ufc.br/rene/article/view/20048