Fatores associados à síndrome da fragilidade em mulheres idosas

Autores/as

  • Clóris Regina Blanski Grden Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Vanessa Regina de Andrade Bacharel em Enfermagem pela Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Luciane Patrícia Andreani Cabral Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais e Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Péricles Martim Reche Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Pollyanna Kássia de Oliveira Borges Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palabras clave:

Idoso, Idoso Fragilizado, Enfermagem, Enfermagem Geriátrica.

Resumen

Objetivo: avaliar os fatores associados à síndrome da fragilidade em mulheres idosas de um ambulatório. Métodos: estudo transversal com 252 idosas. Aplicou-se o Mini Exame do Estado Mental e a Escala de Fragilidade de Edmonton. A associação de variáveis foi realizada por meio da regressão linear simples (testes F de Fisher e t de Student), p≤0,05.Resultados: predominaram as casadas (44,4%), com baixa escolaridade (50,0%) e que moravam com familiares (50,8%). Entre elas, 28,6% possuíam fragilidade leve, 13,0% moderada e 3,6% severa. Os fatores associados à síndrome foram idade (p=0,021), nível de escolaridade (p=0,001), residir com familiares (p=0,013), doenças (p=0,023), quedas meses (p=0,001) e hospitalização nos últimos 12 meses (p=0,001).Conclusão: evidenciou-se que quase metade da amostra apresentou algum tipo de fragilidade. Assim, é importante avaliar frequentemente essa população, considerando fatores associados que podem contribuir para a fragilidade.

Biografía del autor/a

  • Clóris Regina Blanski Grden, Universidade Estadual de Ponta Grossa
    Enfermeira. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem e Saúde Pública da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).Coordenadora da Residência Multirprofissional em saúde do Idoso.
  • Luciane Patrícia Andreani Cabral, Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais e Universidade Estadual de Ponta Grossa
    Coordenadora da Residência Multiprofissional do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais. Professora Colaboradora da Universidade Estadual de Ponta Grossa.
  • Péricles Martim Reche, Universidade Estadual de Ponta Grossa
    Farmacêutico. Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem e Saúde Pública da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
  • Pollyanna Kássia de Oliveira Borges, Universidade Estadual de Ponta Grossa
    Odontóloga. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem e Saúde Pública da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Publicado

2017-11-21

Número

Sección

Carta ao Editor

Cómo citar

1.
Fatores associados à síndrome da fragilidade em mulheres idosas. Rev Rene [Internet]. 2017 Nov. 21 [cited 2026 Feb. 6];18(5):695-701. Available from: https://periodicos.ufc.br/rene/article/view/30849