Título Padrão

Autores

  • Anne Fayma Lopes Chaves Universidade Federal do Ceará Centro Universitário Estácio do Ceará
  • Alanna Helenn Marques Dias Centro Universitário Estácio do Ceará
  • Ingrid Kerolly Almeida Dias Centro Universitário Estácio do Ceará
  • Juliane Kerly Silva Martins Centro Universitário Estácio do Ceará
  • Rebeca Silveira Rocha Universidade Federal do Ceará Centro Universitário Estácio do Ceará
  • Mônica Oliveira Batista Oriá Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Enfermagem, Aleitamento Materno, Uso de Medicamentos, Lactação.

Resumo

Objetivo: estimar o consumo de medicamentos durante a amamentação e o risco para o lactente. Métodos: estudo descritivo, realizado em Unidade de Atenção Primária à Saúde com 130 lactantes. A coletade dados ocorreu por meio de formulário com perguntas objetivas, sendo analisados no Epiinfo. Resultados: usaram medicação durante a amamentação 73 (56,0%) lactantes. Os medicamentos mais utilizados foram antianêmico (n=48; 66,0%) e analgésico/antipirético (n=11; 14,4%). A maioria dos medicamentos consumidos era de uso compatível com a amamentação (n=71; 97,2%), exceto o Fenobarbital (n=1; 1,4%) e o Losartana(n=1; 1,4%). Conclusão: evidenciou-se que o consumo de medicamentos durante a amamentação foi alto entre as lactantes, porém foi visto que a maioria dos medicamentos apresentou baixo risco, ou seja, eram drogas compatíveis com a lactação.

Biografia do Autor

  • Anne Fayma Lopes Chaves, Universidade Federal do Ceará Centro Universitário Estácio do Ceará
    Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Ceará. Docente do Centro Universitário Estácio do Ceará e do Centro Universitário Católica de Quixadá.

Downloads

Publicado

2017-08-21

Edição

Seção

Carta ao Editor

Como Citar

1.
Título Padrão. Rev Rene [Internet]. 21º de agosto de 2017 [citado 5º de fevereiro de 2026];18(3):390-5. Disponível em: https://periodicos.ufc.br/rene/article/view/20069