Ensinando química e bioquímica de alimentos através de revistas em quadrinhos

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.36517/resdite.v4.n2.2019.re1

Abstract

Introdução e objetivos: Numa época em que os acadêmicos estão cada vez mais adeptos do uso da realidade virtual, o gênero de quadrinhos com animações e de ficção científica permanecem populares. Método: Neste trabalho, discentes do curso superior de Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), desenvolveram revistas em quadrinhos, utilizando o software on-line Pixton. Nos quadrinhos, foram apresentadas de forma ilustrativa e dinâmica, as funções biológicas, químicas e tecnológicas de pigmentos e vitaminas lipossolúveis. Resultados: A revista em quadrinhos foi distribuída de forma impressa na feira semestral denominada Experimente e disponibilizada on-line na forma de Flip-book, com isso, foi possível chamar a atenção dos discentes, docentes e comunidade, para outros meios de informação e comunicação, tornando o conteúdo de fácil assimilação, devido as ilustrações e fácil vocábulo utilizados pelos discente, o que possibilitou atingir um público maior. Conclusão: Com o uso desse recurso, foi possível melhorar a assimilação do conteúdo, além de aguçar a criatividade dos discentes e interesse pela disciplina de Química e Bioquímica de Alimentos.

Downloads

Download-Daten sind nocht nicht verfügbar.

Autor/innen-Biografien

  • Rebeca Novais Brandão, Universidade Federal de Mato Grosso

    Curso de graduação Ciência e Tecnologia de Alimentos da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

  • Renata Lênnen da Cruz e Silva, Universidade Federal de Mato Grosso

    Acadêmica de graduação. Curso de graduação Ciência e Tecnologia de Alimentos da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

  • Ana Carolina Rudes Ferreira, Universidade Federal de Mato Grosso

    Acadêmica de graduação. Curso de graduação Ciência e Tecnologia de Alimentos da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

  • Wanessa Costa Silva Faria, Universidade Federal de Mato Grosso

    Doutora em Ciência dos Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pelo Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT e bacharel em Farmácia pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Cuiabá. Têm experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em desenvolvimento de produtos, análises biológicas em modelo animal de diabetes, análises toxicológicas in vivo e análises químicas por meio de métodos cromatográficos hifenados. Atualmente, atua em pesquisas direcionadas ao desenvolvimento de novos alimentos funcionais e bioativos, análises químicas e estudo da eficácia e segurança de compostos bioativos oriundos de fontes alimentícias. Membro colaborador do grupo de pesquisa em Bioprospecção de Plantas com Efeitos Nutricionais e Metabólicos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e do grupo de pesquisa em Desenvolvimento de Novos Produtos e Processos em Ciência e Tecnologia de Alimentos do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).

Veröffentlicht

2019-12-20