ENTRE A PAIDEIA E A BILDUNG: PISTAS PARA UMA EDUCAÇÃO HUMANÍSTICA

Autores

  • Barbara Freitag Rouanet Universidade de Brasília

    Resumo

    O artigo reúne reflexões sobre uma educação humanística. Recorrendo a E. Kant, L. Wacquant e T. Morus, a autora propõe a ruptura com a pedagogia tradicional, voltando-se para uma formação pedagógica inseparável da construção de uma ciência moral e política, calcada em um padrão ético. Nessa perspectiva, concebe a educação como meio para elevar o patamar civilizatório cultural do Brasil, incluindo como proposta alternativa a leitura de círculos de livros, viagens e outros modos de ampliação e transmissão da cultura.

    Biografia do Autor

    • Barbara Freitag Rouanet, Universidade de Brasília
      Possui graduação (1967) e mestrado (1968) em Sociologia - Freie Universitat Berlin. Fez doutorado em Ciências Humanas - na Technische Universitat Berlin (1972) e defendeu a Livre-docência ("Habilitation") na Universidade Livre (1983). Lecionou nessas duas universidades alemãs em diferentes períodos. Hoje é Professora Emérita da UnB-Universidade de Brasília, onde lecionou por 30 anos, aposentando-se em 2004.

    Downloads

    Publicado

    24-08-2018

    Como Citar

    ENTRE A PAIDEIA E A BILDUNG: PISTAS PARA UMA EDUCAÇÃO HUMANÍSTICA. (2018). Revista De Ciências Sociais, 38(1), 106-114. https://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/33406