A universidade pública e o pensamento crítico no Brasil

Autores

Palavras-chave:

Universidade Pública, Profissionalização da Sociologia, Experiências Institucionais em Curso

Resumo

A sociologia tem um papel importante neste trabalho de repensar as estratégias acadêmicas na medida em que se constitui em uma disciplina que permite articular com sensibilidade as questões institucionais, teóricas e políticas. Neste sentido, este texto-ensaio avança para problematizar o ciclo de profissionalização das ciências sociais e da sociologia e para resgatar iniciativa pioneira que vem sendo desenvolvida na UFC, a do Colégio de Estudos Avançados, buscando articular um pensamento complexo e interdisciplinar de modo a dar visibilidade à produção científica no plano interno e externo à universidade. Aqui, a sensibilidade sociológica se destaca como sendo fundamental para dar coerência ao conjunto de iniciativas.

Downloads

Biografia do Autor

Paulo Henrique Martins, Universidade Federal de Pernambuco

Professor titular de sociologia da UFPE; professor visitante da UFC (2017-2018); ex-presidente da Associação Latino-Americana de Sociologia (ALAS); bolsista de produtividade do Cnpq (1B)

Referências

Almeida Filho, N. (2008) Universidade nova no Brasil In: B.S. Santos e N. de Almeida Filho (org.) A universidade no século XXI: Para uma universidade nova. Coimbra: Almeidina/CES.

Barreira, I.; Cortês, S. e Lima, J. (2018) A sociologia fora do eixo: diversidades regionais e campo da pós-graduação no Brasil. Revista Brasileira de Sociologia, v.6, n.13, p. 76-103.

Chaui, M. A (2003) universidade pública sob nova perspectiva. Rev. Bras. Educ. [online], n.24, pp.5-15. ISSN 1413-2478.

Cunha, L. A. O ensino superior no octênio FHC. Educação & Sociedade, Campinas, v. 24, n. 82, p. 37-61, abr. 2003.

Martins, C.B. (2018) As origens pós-graduação nacional (1960-1980). Revista Brasileira de Sociologia, v.6, n.13, p. 9-26.

Ribeiro, D. (1986) Universidade para quê? Brasilia: Editora da UNB.

Salmeron, R. Universidade pública e identidade cultural. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 13(1): 9-26.

Santos, B.S. (1995) Pela mão de Alice. O social e o político na pós-modernidade, Cap.*: Da ideias de universidade a universidade de ideias. São Paulo: Cortez Editora.

__________ (2008) A universidade no século XXI: Para uma reforma democrática e emancipatória da universidade In: B.S. Santos e N. de Almeida Filho (org.) A universidade no século XXI: Para uma universidade nova. Coimbra: Almeidina/CES.

Signorini, I. (2018) Legitimação de políticas científicas locais em função de demandas de internacionalização da universidade. Cad. CEDES [online]. vol.38, n.105, pp.205-221. ISSN 0101-3262.

Silva, R.B. (2012) A relação universidade-sociedade na periferia do capitalismo. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. vol.27, n.78, pp.25-40. ISSN 0102-6909.

Traina‐Chacon, José‐Marcelo y Adolfo‐Ignacio Calderón, (2014), “A expansão da educação superior privada no Brasil: do governo de FHC ao governo de Lula”. Revista Iberoamericana de Educación Superior (RIES), México, UNAM‐IISUE/Universia, vol. VI, núm. 17, pp. 78‐100. https://ries.universia.net/article/view/1099/expansao‐educacao‐superior‐privada‐brasil‐do‐governo‐fhc‐ao‐governo‐lula

Weber, S. (2003) Profissionalização docente e políticas públicas no Brasil. Educ. Soc. [online]. vol.24, n.85, pp.1125-1154. ISSN 0101-7330.

Downloads

Publicado

01-07-2019

Como Citar

Martins, P. H. (2019). A universidade pública e o pensamento crítico no Brasil. Revista De Ciências Sociais, 50(2), 237–253. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/41259

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.