Título Padrão

significados de estar na universidade para estudantes cotistas negros/as

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36517/rcs.51.3.d05

Palabras clave:

negros/as, cotistas, universidade

Resumen

O objetivo deste artigo é apresentar uma análise de representações sociais de estudantes cotistas negros/as sobre o significado de suas inserções na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Como procedimento metodológico, realizamos dezesseis entrevistas com estudantes cotistas negros/as dos mais diversos cursos de graduação em Viçosa. A pesquisa revela que o sonho de estudar numa reconhecida Universidade é do indivíduo e de suas respectivas famílias. Ambos, família e estudante, têm a expectativa de que em decorrência dos estudos os/as jovens possam ter bons empregos e acesso a recursos materiais que minimizem suas dificuldades e de seus familiares. As vivências na Universidade lhes revelaram que essa tem uma formação humanística deficitária e que precisaria promover maior diálogo com a sociedade que a circunda, assim a presença destes agentes pode contribuir para reflexão sobre potencialidades e limitações da formação universitária.

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Biografía del autor/a

, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mestrando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). Bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Integrante do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB Viçosa) e do Grupo de Estudos em Educação, Gênero e Raça (EDUCAGERA). Tem interesse em Ciências Sociais e Educação, especialmente nos seguintes temas: relações étnico-raciais e ações afirmativas.

, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Historia pela Universidade Federal de Ouro Preto (2002), mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (2005) e doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2012). É professor da Universidade do Estado de Minas Gerais. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Religião e Sociologia dos Movimentos Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: religião e política, história das religiões, história oral e movimentos sociais. http://lattes.cnpq.br/2627971853595157

Publicado

2020-11-01

Cómo citar

Silva Freitas, M., & Roberto Costa Oliveira, F. (2020). Título Padrão: significados de estar na universidade para estudantes cotistas negros/as. Revista De Ciências Sociais, 51(3), 131–166. https://doi.org/10.36517/rcs.51.3.d05

Número

Sección

Dossiê Quando as ciências sociais encontram a educação: (re)pensando cenários c