Racismo e o colorismo
reflexões para a contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.36517/rcs.v56i.80596Palavras-chave:
Racismo, Colorismo, Femismos PluraisResumo
Este trabalho toma como base o livro Colorismo, da advogada e professora, mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e doutora em Direito Econômico e Financeiro pela Universidade de São Paulo, Alessandra Devulsky, publicado pela editora Jandaíra em 2021. O texto se propõe a descrever a obra e expor as ideias nela contidas, fazendo uma apreciação do pensamento da escritora, acompanhada das reflexões estimuladas pela leitura. Por se tratar de um texto altamente questionador e reflexivo, o livro vem em ótima hora. Recomenda-se essa obra para estudantes e pesquisadores das diversas áreas das Ciências Sociais, além daqueles interessados em compreender a estrutura do racismo no Brasil e como se perpetua o colorismo. Recomendam a leitura também para estudantes a partir do Ensino Médio reforçando a necessidade de se ampliar a discussão dessa temática dentro das escolas ainda no ensino regular. Ressalta-se que a obra configura como um alerta para a sociedade em geral, sobretudo para aqueles que se empenham em conhecer, lutar e a ser resistência nos movimentos dos direitos dos povos negros.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Ciências Sociais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
