Para uma nova introdução à história
Abstract
Uma famosa tese historicista afirma que cada geração reescreve a História segundo as suas necessidades. Independentemente do relativismo que isso implica, não se pode negar que o trabalho do historiador serve, em primeiro lugar, à vida, à sua vida e à de seus contemporâneos. Dessa forma, é possível dizer que a pesquisa histórica e, sobretudo, o ensino da História é indissociável da construção da cidadania política e social. Aliás, a própria escrita histórica só existe como afirmação desta cidadania. Onde não há liberdade, não há História, mas a supressão da(s) memória(s) e o discurso solitário do poder. Pensado dessa maneira, o ensino da História só pode ser crítico, e a atividade do historiador um exercício do pensamento crítico, ou seja, uma atividade desmitificadora por excelência, e não apenas desmitificadora, sob pena de incorporar à formação das pessoas, novos mitos como expressão definitiva da verdade. Se a História pode ser concebida assim, a sala de aula não será menos do que um espaço para a invenção, para a criatividade, para o fomento aos talentos que brotam espontaneamente todos os dias diante do professor...
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).