Letras sobre Diários, Experiências e Segredos

Autores/as

  • Pedro Gondim Davis Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Palabras clave:

    Diários, Experiência, Literatura, Antropologia

    Resumen

    No intuito de discutir noções caras à atividade antropológica, como a escrita, a literatura, a experiência do etnógrafo e os dilemas acerca da publicização das condições do trabalho de campo, toma-se um tema central em torno do qual essas questões orbitam, a saber, o diário. A sua escolha não se justifica apenas por ser este um objeto caro à disciplina. Dado seu caráter controverso, ambíguo e indefinido – são literatura, memórias, segredos, curiosidades, dados etnográficos? –, os diários se apresentam como uma boa entrada para se pensar sobre relações entre uma série de preocupações reflexivas que voltam seus esforços de compreensão para as condições de produção do trabalho dos antropólogos. O texto, portanto, lançando mão de obras de diferentes enquadramentos editorias (acadêmicas, literárias, confessionais, ensaísticas) que dialogam diretamente com essa temática, empreende uma aproximação ensaística que trata de algumas (dentre as várias possíveis) relações entre as distintas concepções de diário apresentadas e a antropologia.

    Descargas

    Los datos de descarga aún no están disponibles.

    Biografía del autor/a

    • Pedro Gondim Davis, Universidade Federal do Rio de Janeiro
      Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional – Universidade Federal do Rio de Janeiro  PPGAS/MN).

    Referencias

    BARTHES, Roland. 2004 [1968]. “A morte do autor”. In: O rumor da

    língua. São Paulo: Martins Fontes.

    BASTIDE, Roger. 1983 [1946]. “A propósito da poesia como método

    sociológico”. In Queiroz, M. I. P. de (org.) Roger Bastide. São Paulo: Ática.

    p. 81-87.

    BRANDÃO, Carlos Rodrigues. 1982. Diário de campo: a antropologia como

    alegoria. São Paulo: Editora Brasiliense.

    HYMES, Dell. 1986. “Anthropology and poetry”. In: Dialectical

    Anthropology, vol. 11 (1986) n. 2-4. p. 407-410.

    LÉVI-STRAUSS, Claude. 1996. Tristes trópicos. São Paulo: Companhia das

    Letras.

    LOURAU, René. 1988. “Le journal total de Bronislaw Malinowski”. In:

    Le journal de recherche: matériaux d’une théorie de l’implication. Paris:

    Méridiens Klincksieck.

    MALINOWSKI, Bronislw. 1997. Um diário no sentido estrito do termo. Rio

    de Janeiro: Record.

    VILA-MATAS, Enrique. 2005. O mal de Montano. São Paulo: Cosac Naify.

    Cómo citar

    Letras sobre Diários, Experiências e Segredos. (2014). Revista De Ciências Sociais, 44(2), 127-136. https://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/847