Os evangélicos na produção visual brasileira contemporânea: análise da polêmica em torno do filme Terremoto Santo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36517/rcs.v50i2.40276

Palabras clave:

Documentário, Imagem do Povo, Representação, Subalternidade.

Resumen

Nosso artigo propõe uma análise da polêmica em torno de Terremoto Santo (2017), de Bárbara Wagner e Benjamin de Burca, buscando localizá-la, em um primeiro momento, na tradição de representação de pobres e periféricos na arte brasileira; e, em seguida, em uma série mais ampla de polêmicas geradas pela representação de grupos evangélicos na produção visual brasileira contemporânea. Interessamo-nos pelo problema da recepção como elemento chave da produção de sentido e, consequentemente, da controvérsia gerada pelo filme.

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Biografía del autor/a

Diogo Rodrigues de Barros, Universidade de Montreal

Doutorando em história da arte no Departamento de história da arte e de estudos cinematográficos.

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Publicado

2019-07-01

Cómo citar

Rodrigues de Barros, D. (2019). Os evangélicos na produção visual brasileira contemporânea: análise da polêmica em torno do filme Terremoto Santo. Revista De Ciências Sociais, 50(2), 51–71. https://doi.org/10.36517/rcs.v50i2.40276

Número

Sección

Dossiê: Colonialidades do crer, do saber e do sentir - implicações epistemológicas nos estudos da religião