Interseções entre Cultura, Mídia e Política: O uso das redes sociais na campanha de Dilma Rousseff em 2010

Autores/as

  • Elizabeth Christina de Andrade Lima

DOI:

https://doi.org/10.36517/rcs.v43i1.423

Palabras clave:

ciberespaço, campanha eleitoral, gênero, cultura e política,

Resumen

Este artigo analisa a interseção entre os campos da mídia, cultura e política, tomando para reflexão o uso das redes e mídias sociais na campanha de Dilma Rousseff nas eleições de 2010. Nosso intento é apresentar alguns discursos veiculados no twitter, facebook, orkut, blog, youtube, além do HGPE (Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral) cujos temas serviram para conduzir a campanha  da candidata. Temas tais como: relações de gênero, filiação religiosa, união homoafetiva e aborto levaram o internauta a desejar interferir no processo eleitoral. Tal interferência e resposta dos internautas, candidatos, assessores etc, trouxeram à tona o caráter polifônico do ciberespaço e demonstraram como a cultura brasileira serviu para pautar o processo político.

Deprecated: rtrim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /var/ojs/html/plugins/generic/piwik/PiwikPlugin.inc.php on line 113

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Elizabeth Christina de Andrade Lima

Doutora em Sociologia. Professora da Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba.

Deprecated: json_decode(): Passing null to parameter #1 ($json) of type string is deprecated in /var/ojs/html/plugins/generic/citations/CitationsPlugin.inc.php on line 49