O Gordo e o Magro: O Nordeste Segundo Gilberto Freyre e Djacir Menezes
Resumen
Uma leitura comparativa de duas dos mais importantes obras do pensamento social brasileiro. O Nordeste, de Gilberto Freyre e O Outro Nordeste, de Djacir Menezes, publicados em 1937. A análise revela que ambos ultrapassam o caráter de estudo regional ao apresentarem interpretações globais acerca da realidade nordestina e brasíleira. Entretanto, são totalmente divergentes as conclusões derivadas das abordagens "impressionista" (de Freyre) e "objetiva" (de Menezes).
Descargas
Descargas
Publicado
2019-12-11
Cómo citar
Arcanjo, J. E. M. (2019). O Gordo e o Magro: O Nordeste Segundo Gilberto Freyre e Djacir Menezes. Revista De Ciências Sociais (Revista De Ciencias Sociales), 27(1/2), 73 a 83. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/index.php/revcienso/article/view/43049
Número
Sección
Dossier Temático
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).