Título Padrão
DOI:
https://doi.org/10.36517/rcs.v56i.94970Palabras clave:
, crise políticaResumen
Esta resenha tem por objetivo apresentar um panorama geral da América Latina ao final do século XX e começo do século XXI, tal como os sociólogos Fernando Calderón e Manuel Castells elaboram na obra A nova América Latina. Os autores refletem sobre os impactos da globalização nas sociedades latino-americanas, analisando o apogeu e a decadência de modelos de desenvolvimento que aí foram adotados – o neoliberalismo e o neodesenvolvimentismo, a saber. Abordam a crise política experimentada pelos países que a compõem, uma vez que grande parte deles ainda não conseguiram resolver questões cruciais da democracia. Ademais, tratam sobre a dinâmica multicultural recente da região – caracterizada pelo narcotráfico; pelos protestos sociais e lutas para o reconhecimento dos direitos dos povos originários (bolivianos, mexicanos, chilenos e argentinos) e Afrodescendentes no Brasil; pelos fenômenos migratórios; pelas mudanças observadas na organização familiar e pelo surgimento de outras igrejas cristãs devido à crise da Igreja católica. No desfecho do livro, consideram que o desafio dos novos movimentos socioculturais, renascidos nos últimos vinte anos, consiste em ressignificar os direitos humanos e a ética tanto na sociedade quanto na política.
Descargas
Citas
CALDERÓN, Fernando; CASTELLS, Manuel. A nova América Latina. Rio de Janeiro: Zahar, 2021.
CANCLINI, Néstor. A globalização imaginada. 2. ed. São Paulo: Iluminuras, 2018.
CASTELLS, Manuel. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
______. Manuel. Ruptura: a crise da democracia liberal. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.
CHERESKY, Isidoro. Dilemas e desafios da democracia na América Latina. Deterioração ou renovação? Revista USP, São Paulo, n. 109, p. 53-66, abr. / mai./ jun, 2016.
FOME crescente na América Latina aumenta fluxos migratórios, alerta ONU. ONU NEWS. 14 junho 2022. Disponível em https://news.un.org/pt/story/2022/06/1792352. Acesso: 17/10/2022.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2010.
Publicado
Versiones
- 2025-11-26 (2)
- 2025-11-26 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Carolina Souza

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
