A coleção Arthur Ramos

Autores

  • Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.36517/rcs.v2i1.42504

Resumo

 Encontram-se no acervo do Museu da Faculdade de Ciências Sociais e Filosofia da Universidade Federal do Ceará o material coletado pelo eminente antropólogo brasileiro Arthur Ramos. São peças de alto valor antropológico, que muito bem documentam sua contribuição aos estudos da "Ciência · do Homem", em nosso 11aís. A Coleção A'·thur Ramos, juntamente com a Coleção Luísa Ramos ( amostn1s de rendas e bilros), foram adquiridas em 195!1-, após a morte do prof. Ramos e sua esposa, pela Universidade Federal do Ceará, por intermédio do prof. Antônio Martins Filho, àquela época Magnífico Reitor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Nasceu em Morada Nova, 21 de fevereiro de 1926, filha de Benigno Carneiro de Sousa e Raimunda Carneiro Girão. Estudou em Morada Nova, Limoeiro do Norte e Fortaleza (Liceu do Ceará), licenciando-se em Geografia (1971) pela Faculdade de Filosofia, e História (Universidade Estadual do Ceará). Mestrado em História do Brasil (Universidade Federal de Pernambuco, 1979). Jornalista, com vasta colaboração em “O Povo”, “Revista do Instituto do Ceará” (entidade da qual é membro efetivo), “Revista de Ciências Sociais”, “Revista Brasileira de Folclore” e “Revista Cearense de Geografia e História”. Professora da Universidade Federal do Ceará e Coordenadora do Curso de História. Diretora da Associação Nacional dos Professores Universitários de História. Conservadora do Museu Histórico e Antropológico do Ceará, fez a classificação de todas as peças ali existentes, e do Museu Artur Ramos, da Universidade Federal do Ceará. Da Sociedade Cearense de Geografia e História. De sua obra, destacam-se os seguintes títulos: Contribuição à Nomenclatura e Classificação das Rendas do Ceará (1960); A Renda de Bilros e seus Artífices (1966); Cerâmica Indígena do Ceará (1972); As Oficinas ou Charqueadas do Ceará; Rendas de Bilros e O Ceará no Senado Federal.

Downloads

Publicado

24-10-2019

Como Citar

Girão, V. C. (2019). A coleção Arthur Ramos. Revista De Ciências Sociais, 2(1), 95–113. https://doi.org/10.36517/rcs.v2i1.42504