Devagar e Sempre, com Fé em Deus: Evangélicos cearenses nos censos demográficos

Autores

  • Maurício Russo
  • Gledson Ribeiro de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.36517/rcs.v42i1.450

Palavras-chave:

censos demográficos, evangélicos de missão, evangélicos pentecostais, católicos.

Resumo

Neste artigo aferimos e analisamos algumas tendências implícitas nos dados dos Censos de 1872 a 2000, relativos às religiões evangélica e católica no estado do Ceará, comparando sempre que possível com dados nacionais e regionais. Trabalhamos com informações que permitem quantificar o crescimento evangélico no estado, o período de maior e menor expansão, confrontando os resultados com os números do catolicismo. Além disso, observamos as cidades e microrregiões com maior e menor presença de evangélicos, considerando sexo e idade, bem como as denominações que mais arrebanham fiéis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maurício Russo

Mestre em Sociologia (UFRGS). Doutorando em Sociologia (UFC), pesquisador do grupo de pesquisa Violência e Cidadania da UFRGS/ IFHC e pesquisador convidado do Laboratório de Estudos da Violência (UFC).

Gledson Ribeiro de Oliveira

Mestre em História (UFPE). Doutorando em Sociologia (UFC), pesquisador do Núcleo de Estudos de Religião, Cultura e Política (NERPO). Membro do Instituto Praeservare – preservação do patrimônio cultural.

Downloads

Como Citar

Russo, M., & Ribeiro de Oliveira, G. (2013). Devagar e Sempre, com Fé em Deus: Evangélicos cearenses nos censos demográficos. Revista De Ciências Sociais, 42(1), 129–150. https://doi.org/10.36517/rcs.v42i1.450