Nordeste: violência e política no século XX

Autores

  • Moacir Palmeira

DOI:

https://doi.org/10.36517/rcs.v37i1.554

Resumo

Focalizando o quadro mais geral dentro do qual ganham sentido as mudanças políticas na região Nordeste do Brasil, a partir da segunda metade do século XIX, o autor mostra a lenta decomposição de um sistema social fundado sobre o latifúndio, o trabalho escravo e a monocultura de exportação. Trata-se de uma estrutura em que a violência difusa, não-centralizada, se constitui no instrumento, por excelência, de distribuição de poder. Sob essa ótica, examinando a dinâmica do processo de industrialização do país, aponta modificações das forças produtivas, formação de alianças entre o poder público nacional e o poder político privado. Focaliza, ainda, a organização das “ligas camponesas” e dos sindicatos de trabalhadores rurais no Nordeste.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Moacir Palmeira

Doutor em Antropologia, professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, programa de Pós-Graduação em Antropologia Social/Museu Nacional.

Downloads

Como Citar

Palmeira, M. (2013). Nordeste: violência e política no século XX. Revista De Ciências Sociais, 37(1), 53–62. https://doi.org/10.36517/rcs.v37i1.554