Colonialidade do poder, educação e movimentos sociais na América Latina:

novos caminhos a partir de ocupações secundaristas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/rcs.53.3.a04

Palavras-chave:

Educação, Colonialidade, Violência Epistêmica, Movimentos Sociais, Ocupações Secundaristas

Resumo

Neste artigo analisamos o desenvolvimento da educação pública escolar na América Latina como um processo contraditório, marcado pela tensão entre formas de dominação e a luta pela libertação. A partir de uma abordagem macrossociológica baseada na colonialidade do poder discutimos sua relação com o colonialismo, evidenciando processos de violência epistêmica em sua constituição. Depois, debatemos a dimensão pedagógica dos movimentos sociais, que recupera a problemática da educação e produz novas formas de saber a partir da luta popular. Por fim, abordamos essas questões na experiência de três estudantes que participaram dos movimentos de ocupações secundaristas no Brasil em 2015 e 2016.

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Biografia do Autor

, Universidade Federal de Goiás

Sou graduado em Ciências Sociais (Licenciatura) pela Universidade Federal de Goiás (UFG), onde fui bolsista do Programa de Bolsas de Licenciatura (PROLICEN) e do Programa de Bolsas de Extensão e Cultura (PROBEC). Nesse período também participei da Liga Acadêmica de Sexualidade Humana (L.A.Sex), projeto de extensão vinculado à Faculdade de Medicina da mesma instituição. Sou mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFG, com apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Tenho experiência e interesse em temas relacionados às teorias decolonial e pós-colonial, estudos sobre gênero, raça e sexualidade, educação sexual, subjetivação, interseccionalidades, epistemologias do Sul, sociologia do conhecimento, da educação e suas instituições na América Latina.

Eliane Gonçalves, Universidade Federal de Goiás

Sou doutora em Ciências Sociais (Unicamp, 2007), Professora Associada II de Sociologia, atuando na graduação e pós-graduação na Faculdade de Ciências Sociais, Universidade Federal de Goiás. Fui coordenadora do Programa de Pós-graduação em Sociologia (2017-2019), programa no qual atuo desde 2010, vinculada à linha de pesquisa Desigualdades, Diferenças e Violências. Também faço parte da equipe do SER-TÃO - Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gênero e Sexualidade desde sua criação em 2006. Fui editora da área de Sociologia na Revista Sociedade e Cultura (ISSN 1980-8194) no período de 2013-2017. Fui pesquisadora visitante na Escola de Saúde Pública de Harvard (Harvard Center for Population and Development Studies,1998 - 1999), desenvolvendo um projeto de pesquisa sobre os parâmetros curriculares nacionais (PCNs) e o ensino de gênero e sexualidade no Brasil. Sou co-fundadora e colaboradora permanente de uma organização feminista, o Grupo Transas do Corpo desde 1987 em Goiânia, Goiás. Sou autora do livro Senhoritas do século XXI: leituras e narrativas sobre mulheres 'sós' (Appris, 2019). Desenvolvo, prioritariamente, atividades de pesquisa, ensino e extensão nos seguintes temas: modos de vida; teoria social feminista e suas metodologias; gênero e conexões com outras categorias da diferença; sexualidades.

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Publicado

01-11-2022

Como Citar

de Oliveira, H., & Gonçalves, E. . (2022). Colonialidade do poder, educação e movimentos sociais na América Latina:: novos caminhos a partir de ocupações secundaristas. Revista De Ciências Sociais, 53(3), 337–379. https://doi.org/10.36517/rcs.53.3.a04